20

maio

2015

Pesquisa aponta importância da inclusão de lianas nos planos de Manejo Florestal

Por forest
Foto: Attilio Zolin

Foto: Attilio Zolin

As lianas são trepadeiras lenhosas muito comuns em florestas tropicais. Os primeiros estudos sobre a espécie são antigos, Darwin já escrevia sobre elas em 1865, mas após longo período sem despertar atenção de pesquisadores, o interesse pela espécie retornou recentemente, quando cientistas de todo mundo voltaram os olhos para as lianas a fim de entender seu real papel na dinâmica das florestas.

A pesquisadora brasileira Márcia Cléia Vilela dos Santos, bióloga orientada pelo Professor Drº Domingos de Jesus Rodrigues, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus Sinop, realiza pesquisa de doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade sobre a dinâmica dos cipós na Amazônia mato-grossense. “Temos notado que a densidade na Amazônia Meridional está próxima à de outras florestas com menor pluviosidade e a hipótese é que a ocorrência é maior em regiões de floresta com longos períodos de estiagem”, explica a pesquisadora.

Parte da pesquisa é realizada na Fazenda São Nicolau, em parcelas que, juntas, somam 12 hectares. “Queremos conhecer os fatores ambientais que afetam a distribuição de lianas na Amazônia mato-grossense e entender a dinâmica da comunidade em termos de composição de espécies, espécies dominantes, biomassa e diversidade de espécies, em longo prazo”, diz a pesquisadora.

O estudo leva em conta não só a densidade de lianas, mas também a diversidade, ou seja, não só o quantos caules tem em 1ha mas também a identidades dessas plantas para entender como elas se comportam diante do manejo. Essa identificação é feita através da coleta de folhas e ramos que são encaminhados para a coleção e posteriormente montado um banco de dados com essas informações.

Além disso, a pesquisa ainda tem como objetivo averiguar como as lianas se comportam em relação ao sequestro de carbono. “Estudamos áreas com diferentes intensidades e tempo de manejo, e analisamos a contribuição das lianas na liberação de CO2”. Este estudo servirá como base para uma proposta maior de plano de manejo integrado “A ideia é que os cipós também sejam manejados em projetos de manejo florestal e também considerados como componentes florestais em inventários de Poços de Carbono”, explica Márcia.

O estudo já rendeu um capítulo no livro Ecology of Lianas, um compilado de artigos de diversos países sobre lianas. A pesquisa de Márcia é realizada com parceria a pesquisadora do INPA, Professora Drª Flávia Costa e da pesquisadora da Universidade de Michigan, Professora Drª Robyn J. Burnhman.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação