29

maio

2017

Responsável Técnico da ONF Brasil participa de formação sobre Manejo Florestal Sustentável

Por forest
Auditório da UFMT lotado com os participantes dos cursos de manejo e gestão florestal (Foto: ONF Brasil)

Auditório da UFMT lotado com os participantes dos cursos de manejo e gestão florestal (Foto: ONF Brasil)

 

O “10º Curso de Manejo Florestal Sustentável: Normas e Procedimentos” e o “1º Curso de Gestão Florestal”, iniciativas dos servidores da Superintendência de Gestão Florestal da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), foram realizados na semana passada no Auditório Madeirão, localizado na Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O engenheiro florestal Alan Bernardes, responsável técnico pelo manejo florestal na São Nicolau, esteve presente em todos os dias dos cursos, de 16 a 19 de maio. ” A participação nos eventos, possibilitou aprofundar meu conhecimento nos temas discutidos, o que é de grande valia para a condução das atividades da fazenda”, explicou Alan.

O objetivo principal da formação foi compartilhar com estudantes, pesquisadores, profissionais e  demais interessados, informações sobre as rotinas técnicas do órgão ambiental. O foco principal foi o procedimento de análise dos projetos de Plano de Manejo Florestal Sustentável. Os participantes também debateram formas de aprimorar o sistema de gestão dos processos examinados pelo órgão.

A discussão envolveu inclusive analistas ambientais das Secretarias de outros estados: Acre, Rondônia e Roraima. Entre os tópicos apresentados, estavam a legislação do setor florestal, as geotecnologias aplicadas em florestas, os inventários amostral e censitário, a exploração de produtos florestais madeiráveis e não madeiráveis, o transporte, o combate a incêndios florestais e as rotinas de controle – como as vistorias de campo, emissões de guias e fiscalização realizada pela Sema, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério Público.  O setor empresarial também levantou temas ligado à cultura da Teca e Eucaliptos, com seus entraves e perspectivas para um maior desenvolvimento do setor no estado de Mato Grosso.

Segundo Marcos Antônio Camargo Ferreira, coordenador do evento, cerca de 30 palestras foram ministradas por mestres e doutores de cada área, resultando em uma grande contribuição para a conservação e a sustentabilidade dos ecossistemas naturais do estado. O objetivo da ONF Brasil, ao apoiar a participação de Alan na capacitação, foi estimular o manejo florestal responsável na São Nicolau. A perspectiva é de implementar o plano de manejo de Teca e floresta nativa ano que vem. Além do mais, de uma forma contínua já é realizado um trabalho com os coletores de castanha-do-Brasil na São Nicolau. Os conhecimentos acumulados por Alan devem aperfeiçoar as práticas sustentáveis na fazenda.

 

*Com informações da Sema-MT e Mato Grosso Econômico.

 

Veja mais fotos:

10o Curso de Manejo Florestal Sustentável 4

10o Curso de Manejo Florestal Sustentável 3

10o Curso de Manejo Florestal Sustentável 2

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação