31

jul

2017

Desenvolvendo um banco de dados para a memória das pesquisas, a ONF Brasil visita iniciativa em Manaus para conhecer plataformas referências

Por forest
Equipes da ONF Brasil e do Programa LBA se encontram (Foto: LBA)

Equipes da ONF Brasil e do Programa LBA se encontram (Foto: LBA)

 

No dia 26 de julho, a diretora da ONF Brasil, Estelle Dugachard, e a Coordenadora do projeto PETRA, Christelle Ndagijimana, viajaram a Manaus para encontrar a equipe do escritório central do Programa LBA. Coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o LBA desenvolve estudos, cursos de pós-graduação e parcerias para entender o funcionamento dos ecossistemas amazônicos e das mudanças climáticas. As informações produzidas durante os 19 anos de existência do LBA se encontram sistematizadas em três bases de dados: logística, financeira e de pesquisa.

De forma semelhante, a ONF Brasil pretende construir um banco de dados para garantir o registro histórico de seus projetos, desde o início dos plantios na Fazenda São Nicolau. O projeto PETRA (Plataforma Experimental de Gestão dos Territórios Rurais da Amazônia legal) contratou a consultora em Tecnologia da Informação, Dra. Andréa Albuquerque, para criar a plataforma. Parte do trabalho de Andréa é levantar os provedores de dados do projeto, detectar os tipos de interfaces do sistema e definir arquitetura da informação do sistema. Portanto, a visita ao LBA é essencial para aprender mais sobre outros bancos de dados utilizados para garantir a perenidade e qualidade do acervo de conteúdo científico.

A plataforma de pesquisa do LBA é chamada de SYS LAB e permite, além de armazenar e atualizar informações, aplicar os dados em relatórios. Segundo o analista de sistemas Luciano Ferreira, o SYS é aperfeiçoada continuamente pelos próprios usuários, funcionários do LAB. A Assistente de Gerência Científica, Erika Schloemp, lembrou ainda que o cadastro dos projetos no banco de dados garante uma visão geral e o registro de documentos relevantes das pesquisas.

Estelle e Christelle se interessaram pela simplicidade e praticidade da plataforma que pode fortalecer a transparência dos processos, especialmente aqueles relacionados ao investimento de recursos, e facilitar a logística de visitação à Fazenda.

 

*Com informações do Programa LBA.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787

contato@onfbrasil.com.br

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT