11

jul

2019

ONF Brasil acompanha o lançamento da Política Estadual de Educação Ambiental sancionada na XV Semana do Meio Ambiente de MT

Por forest
Equipe da ONF Brasil apresenta as atividades sustentáveis da Fazenda São Nicolau (foto: Saulo Thomas)

Equipe da ONF Brasil apresenta as atividades sustentáveis da Fazenda São Nicolau (foto: Saulo Thomas)

De 3 a 10 de junho, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT) realizou a XV Semana do Meio Ambiente com o tema: Meio Ambiente – Gestão Compartilhada. Durante o evento, os setores privado e público foram convidados a apresentar casos de sucesso na área. A ONF Brasil teve a oportunidade de exibir o banner “Ações do Setor Privado para a Gestão Ambiental Compartilhada: 20 Anos de Atividades Sustentáveis na Fazenda São Nicolau”.

O encerramento do evento foi marcado pela sanção da lei da Política Estadual de Educação Ambiental, publicada no Diário Oficial em 10 de junho. A legislação estabelece que a educação ambiental é um direito de todos. O seu objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, além de garantir a manutenção e a restauração dos sistemas naturais e da biodiversidade.

A política identifica como atribuição da Sema/MT a educação ambiental não-escolarizada, enquanto a escolarizada será de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação. As normas aprovadas asseguram a destinação de recursos para realização das atividades de programas de educação ambiental. Essas ações se tornam obrigatórias para as “empresas de natureza pública e privada que exerçam, por lei, atividades consideradas poluidoras ou potencialmente poluidoras ou que tenham condutas lesivas ao meio ambiente”.

A ONF Brasil pode se tornar uma fonte de conhecimentos para os interessados em desenvolver essas atividades, pois a organização acumula 17 anos de experiência com o Programa de Educação Ambiental. Durante esse período, a Fazenda São Nicolau recebeu anualmente estudantes e agricultores da região, proporcionando a vivência com a natureza e a sensibilização da população às questões ambientais.

“Durante o ano todo a Fazenda se prepara para esta recepção, criando e mantendo atividades sustentáveis que possam servir de exemplo e serem replicadas, como a compostagem dos resíduos orgânicos, o tratamento e a reutilização da água da cozinha, uma roça agroflorestal para a produção de alimentos saudáveis, além da produção e plantio de mudas”, explica o engenheiro florestal Saulo Thomas, do Programa de Integração Local da ONF Brasil.

A intenção do banner apresentado pela ONF Brasil foi de mostrar as atividades desenvolvidas na fazenda que acarretam impactos positivos para o meio ambiente, sociedade e economia. Além do Programa de Educação Ambiental, também foram apresentados o projeto Poço de Carbono Florestal Peugeot-ONF, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Peugeot-ONF Brasil, os Sistemas Agroflorestais (SAFs) e as práticas de ecoturismo.

Além disso, durante a mesa redonda sobre a educação ambiental compartilhada, os participantes lembraram  do evento “Um diálogo Inicial”, voltado para educadores e desenvolvido pela Superintendência de Educação Ambiental da Sema/MT na Fazenda São Nicolau em novembro de 2018. O espaço reuniu servidores públicos, indígenas, agricultores, extrativistas, estudantes e colaboradores da ONF Brasil.

Outros destaques da XV Semana do Meio Ambiente foram as apresentações do Projeto Água para o Futuro (realizado pelo Ministério Público para a recuperação das nascentes urbanas de Cuiabá), da iniciativa Verde Novo (que promove a arborização urbana e palestras na capital) e das atividades de desenvolvimento de ecoturismo em Unidades de Conservação pelo Sesc Pantanal.

A Semana do Meio Ambiente compreende a data de 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência de Estocolmo na Suécia em 1972. No Brasil, um decreto de 1981 instituiu a Semana do Meio Ambiente para mobilizar governos e a sociedade, além de discutir ações em prol do meio ambiente.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação