19

fev

2020

Curso de operação de motosserra e roçadeira ofertado com o apoio da ONF Brasil amplia a atuação de agricultores e a eficiência das ferramentas

Por forest
WhatsApp Image 2020-01-08 at 17.58.54 (1)

Participantes recebem orientações gerais e conhecem as peças da motosserra (Foto: Acervo da ONF Brasil)

 

De 18 a 22 de novembro do ano passado, um grupo de oito participantes recebeu a formação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR na Fazenda São Nicolau. O apoio da ONF Brasil garantiu a estrutura física para a parte teórica do curso e também o espaço do campo para a parte prática. Entre os inscritos, estavam quatro colaboradores da Fazenda e quatro agricultores do PA Juruena que realizam trabalhos de diaristas ocasionalmente também na propriedade da ONF Brasil.

O principal objetivo da capacitação foi ensinar aos agricultores como realizar a manutenção básica e operar motosserra e roçadeira manual lateral, considerando o manual do fabricante e as orientações de segurança. O conteúdo programático compreendeu, por exemplo, o conceito de motosserra e roçadeira, as normas de saúde e segurança no trabalho, a legislação e fiscalização para o uso das ferramentas e os diversos modelos de equipamento existentes.

Por outro lado, no momento da prática, os participantes puderam ver como se deve misturar o combustível, os cuidados com produtos inflamáveis, as técnicas de partida da motosserra e roçadeira, suas regulagens, as tecnologias de corte de abate, a manutenção após o uso e as maneiras corretas para o descarte da sobra do combustível – evitando o impacto ao meio ambiente.

Apesar da reputação que acompanha a motosserra, vista como um equipamento de apoio ao desmatamento, a ferramenta é utilizada na Fazenda São Nicolau como aliada ao uso sustentável dos recursos florestais e no desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis. Ela possibilita o aproveitamento de árvores que caem naturalmente para obtenção de peças de madeira. Essas peças são empregadas na construção das estruturas na sede, pontes, cercas, galinheiro, composteira e caixas de abelhas por exemplo. Além disso, a motosserra viabiliza o manejo de florestas plantadas e em sistemas agroflorestais, além de contribuir para as frequentes retiradas de árvores caídas nas estradas no período de chuvas. As roçadeiras, por outro lado, são usadas na manutenção das áreas plantadas na fazenda, por exemplo as APPs.

Um dos participantes do curso foi o seu Mauro Brumado, que trabalha com motosserra há mais de duas décadas só na região do PA Juruena. O agricultor acredita que as novas práticas vão ajudar a aumentar o rendimento do trabalho. Afinal, além de algumas técnicas novas de corte, seu Mauro não vai mais precisar deixar a máquina parada tanto tempo na manutenção.

Já um jovem agricultor do assentamento, o Welliton Campos Ribeiro, lembrou das oportunidades criadas a partir da capacitação. Ele acredita que vai ser mais fácil conseguir trabalhar de diarista nas grandes fazendas, pois agora tem o certificado de operador de motosserra.

O Gilberto Araújo, coordenador de campo na Fazenda acredita que poderá melhorar a manutenção dos equipamentos da ONF Brasil e assim reduzir os custos associados e a durabilidade dos equipamentos.

Os cursos apoiados pela ONF Brasil na Fazenda São Nicolau buscam sensibilizar os colaboradores e parceiros para boas práticas e segurança no trabalho assim como estimular a responsabilidade ambiental dos parceiros e a possibilidade de geração de renda e melhoria de vida para as comunidades locais.

 

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação