Definição

O projeto da Plataforma Experimental para gestão dos Territórios Rurais da Amazônia Legal (PETRA) atua na integração social e no compartilhamento dos resultados das pesquisas realizadas na Fazenda São Nicolau (Cotriguaçu, MT) com a comunidade local. O objetivo da iniciativa é a promoção do desenvolvimento sustentável no Noroeste do Mato Grosso. A região é considerada como um espaço piloto e de teste para as políticas públicas que harmonizam o crescimento econômico das áreas de fronteira agrícola com a preservação das florestas. Pequenos produtores, gestores públicos, alunos e professores de escolas e universidades públicas, entre outros, são beneficiados pelas atividades.

 

Foto: Thiago Foresti/ Forest Comunicação

Foto: Thiago Foresti/ Forest Comunicação

 

A ONF Brasil e a ONF International, com o Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP), implementam o PETRA desde o lançamento em 2012. O projeto – financiado pelo Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM), a Peugeot e o Escritório nacional das florestas da França (ONF) – conta com o cofinanciamento de outros parceiros atuando na região (Instituto Centro de Vida – ICV, The Nature Conservancy – TNC e Serviço Florestal Brasileiro – SFB).

A partir de quase 20 anos de pesquisa sobre biodiversidade e sequestro de carbono florestal e atividades de educação ambiental na São Nicolau, surgiu a motivação para o projeto. A fazenda, localizada às margens do arco de desmatamento da Amazônia, se tornou um laboratório a céu. No cotidiano, os pesquisadores se deparam com o desafio de garantir o desenvolvimento sustentável do município, colaborando para a melhoria da qualidade de vida e a regularização territorial. Os componentes do PETRA foram elaborados para oferecer um plano de ação em longo prazo.

 

Componentes

– Promoção dos sistemas de produção econômica e ecologicamente eficientes;
– Definição e implantação de programas de pesquisa e formação em relação estreita com as necessidades das partes;
– Contribuição para o reforço das capacidades dos agentes econômicos e dos poderes públicos;
– Apoio para a implementação de um sistema de gestão da informação e monitoramento territorial sustentável;
– Durabilidade e sustentabilidade da plataforma PETRA.

 

Objetivos

– Auxiliar na elaboração de sistemas de produção econômica e ecologicamente eficientes;
– Fortalecer as capacidades dos agentes socioeconômicos e do poder público para auxiliar na criação de sistemas de produção sustentável;
– Fomentar pesquisas e estudos que respondam às necessidades locais;
– Tornar esses conhecimentos acessíveis por meio de um sistema de gestão da informação e de monitoramento do desenvolvimento territorial sustentável, contribuindo para a melhoria das capacidades locais e para a avaliação das políticas públicas
– Melhorar o diálogo entre a pesquisa e os beneficiários e entre os agentes socioeconômicos e os poderes públicos.

 

Foto: Thiago Foresti/ Forest Comunicação

Foto: Thiago Foresti/ Forest Comunicação

 

Ações

Aspirando a se tornar uma vitrine de boas práticas replicáveis, o PETRA atua na gestão territorial. As ações do projeto compreendem: programas de formação e pesquisa, estudos e consultoria para o fortalecimento da expertise, eventos para a promoção do diálogo entre o mundo acadêmico e os beneficiários da pesquisa, apoio e assistência técnica para a implementação de sistemas produtivos sustentáveis, a elaboração de ferramentas de gestão territorial e o investimento em infraestrutura da Fazenda São Nicolau

Desde a criação da iniciativa, foram desenvolvidas atividades como:

– Estudos sobre a cadeia florestal madeireira e não-madeireira na região Noroeste do Mato Grosso;
– Identificação e análise dos agentes e causas diretas e indiretas do desmatamento em Cotriguaçu;
– Programas de educação ambiental;
– Identificação de modelos agroflorestais para a fazenda e replicáveis em escala local;
– Inventários e registros fotográficos da biodiversidade;
– Monitoramento do plano de recuperação das áreas degradadas da São Nicolau;
– Oficina de diálogo e de construção da plataforma PETRA.

Os estudos realizados contribuem para a gestão sustentável de produtos florestais madeireiros e não madeireiros, além de modelos de Sistemas Agroflorestais (SAFs). As análises fornecem caminhos possíveis de desenvolvimento sustentável para os agricultores da região e elementos para a tomada de decisão dos gestores – orientando as políticas públicas.

AcoesPetra

Estruturas

O local preferido para a execução das atividades, na primeira etapa do PETRA, é o município de Cotriguaçu e a região Noroeste do Mato Grosso. Para garantir o apoio necessário às ações desenvolvidas, um dos objetivos do projeto é construir na Fazenda São Nicolau um espaço de experimentação científica e de treinamento, além de um centro de documentação.

Envie-nos uma mensagem

ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787

contato@onfbrasil.com.br

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT