20

maio

2015

Fazenda São Nicolau recebe estudantes e agricultores de Cotriguaçu e região para Programa de Educação Ambiental da ONF Brasil

Por forest

Durante 15 dias alunos, professores e agricultores do município de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes participaram do Programa de Educação Ambiental da ONF Brasil. Foram dias repletos de atividades onde crianças, adultos e adolescentes puderam conhecer a Fazenda São Nicolau e ter um dia de aprendizado bem diferente do normal. Bianca Cardoso de Souza, aluna da quarta série, classificou as aulas de campo como inesquecíveis. “A gente aprende muita coisa, adorei as atividades na trilha e gostei de conhecer o rio Juruena, foi um dia especial”, conta a estudante do ensino fundamental.

A cada dia uma escola diferente da região participou do Programa de Educação Ambiental. O roteiro começou com um belo café da manhã seguido por dinâmicas em uma trilha de floresta nativa amazônica. “A gente sempre trabalha diversas atividades sensoriais para eles adquirirem um novo olhar sobre a floresta”, diz Lótus Reuben, coordenadora do Programa de Educação Ambiental. Durante o trajeto na floresta, os estudantes aprenderam mais sobre as diversas espécies de árvores e bichos da Amazônia, sempre trazendo seus conhecimentos. “Em uma das atividades os olhos são vendados. Separamos os estudantes em duplas, um deles, sem enxergar, é conduzido por um colega de olhos abertos, que apresenta a floresta através do toque e do cheiro”, explica Reuben. A trilha encerra no rio Juruena, uma visão que muitos, apesar de morarem na região, ainda não conheciam.

Após o almoço, os estudantes participaram de uma atividade de teatro e depois seguiram para conhecer o viveiro da fazenda. Lá eles aprendem um pouco mais sobre as técnicas de plantio e reflorestamento. A última aula é no canteiro agroflorestal e na composteira, onde aprendem como transformar o lixo orgânico em adubo e como plantar alimentos com a mesma lógica da floresta.

Agricultores

O Programa de Educação Ambiental da ONF Brasil está em sua 14ª edição e tem como público alvo crianças e adolescentes matriculados em escolas da região do entorno do município de Cotriguaçu, mas desde o ano de 2013 o programa tem ampliado suas ações com a participação de agricultores de assentamentos, proporcionando um intercâmbio que visa a troca de experiências entre os participantes. Em 2013 foi implantado um canteiro agroflorestal na sede da fazenda. Em 2014, os agricultores do PA Nova Cotriguaçu e PA Juruena aprenderam técnicas de reflorestamento realizadas pela Fazenda São Nicolau e discutiram técnicas agroflorestais e silvipastoril aplicadas em suas propriedades.

Já para os monitores do Programa Mais Educação e professores das escolas de Cotriguaçu, o programa proporcionou vivências e dinâmicas para diversificar a linguagem trabalhada com os estudantes em sala de aula. Felipe Rodrigues Gil Daher, coordenador do Programa de Integração Local da Fazenda São Nicolau, diz que o Programa visa contribuir para “uma mudança de percepção do que é o meio ambiente e qual o potencial que a floresta pode trazer para as pessoas”. Ele conta que com a chegada do Projeto PETRA, o Programa de Integração Local tende a adotar novas práticas e aumentar sua abrangência.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação