26

maio

2016

Conselho Gestor de REDD+ em MT se reúne para definir prioridades

Por forest
Foto: Pixabay/ Domínio Público

Foto: Pixabay/ Domínio Público

 

Os membros do Conselho Gestor do Sistema Estadual de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento, Degradação florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal) se reuniram, na última semana, para definir as prioridades para 2016.

Na reunião, foram elencadas como prioridades para esse ano a necessidade de criar mecanismos de participação indígena, formar o painel científico, atualizar o nível de referência da emissão florestal, finalizar a consulta sobre as salvaguardas de REDD+, esboçar os possíveis programas de REDD+ e estabelecer critérios de repartição entre possíveis programas, como o Produzir, Conservar e Incluir (PCI).

Um grupo de trabalho (GT) foi criado dentro do Comitê Gestor para tratar do planejamento da criação de programa de REDD+. O GT, coordenado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), deverá aproveitar das contribuições de parceiros e solicitar reuniões com os principais atores interessados.

Juntamente com o Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas (FMMC), os membros do Conselho Gestor do Sistema Estadual de REDD+ participaram, também na última semana, de uma capacitação sobre níveis de referência.

Organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e pela ONF Brasil e Internacional, a capacitação esclareceu as necessidades de atualização do nível de referência da emissão florestal atual em relação ao do governo federal e sugeriu abordagens de monitoramento de impacto e resultados nos programas de REDD+.

Além do ICV, participaram do curso representantes das Secretarias de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e Planejamento (Seplan) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Fundação Nacional do índio (Funai), do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Fonte: Djhuliana Mundel – ICV

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação