30

jun

2016

Estudantes da UFMT participam de aula prática na Sema

Por forest
Parceria entre as instituições permite aos estudantes conhecer a rotina do órgão ambiental. A proposta é contribuir com a eficiência no trabalho dos futuros profissionais (Foto: Rose Domingues)

Parceria entre as instituições permite aos estudantes conhecer a rotina do órgão ambiental. A proposta é contribuir com a eficiência no trabalho dos futuros profissionais (Foto: Rose Domingues)

 

Cerca de 20 alunos do 9º semestre do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram, na manhã desta segunda-feira (27.06), de uma aula prática voltada para a elaboração de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Essa é a quinta turma a receber orientações práticas da equipe técnica do órgão ambiental. A atividade tem periodicidade semestral. Conforme o coordenador do projeto de capacitação da Sema, Marcos Antônio Camargo, a proposta é incentivar os alunos a se tornarem profissionais eficientes e engajados aos trabalhos sustentáveis. “Eles são orientados sobre como funciona a dinâmica de trabalho do setor”.

Dentre os temas discutidos durante a capacitação estão: o manejo de florestas nativas, a gestão florestal no Estado, vistorias e monitoramento. Os alunos também visitaram o setor de gestão florestal onde analisaram um processo em andamento e tiraram dúvidas. A aproximação com o setor acadêmico tem sido importante para mostrar a seriedade com que as análises dos projetos são realizadas. “Já temos um pedido de parceria similar da Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso) de Alta Floresta”, acrescenta Marcos.

Para o estudante da UFMT, Raphael Caldeira, 22 anos, é importante esse respaldo da instituição aos jovens que logo começarão a atuar na área, para conhecer detalhadamente as normas do ponto de vista técnico e também da legislação ambiental. “As aulas do curso são voltadas muito mais para as questões teóricas, por isso uma atividade como essa é extremamente enriquecedora”.

O mesmo avalia Jefferson Freitas, 23 anos, que se sente inseguro em relação ao mercado de trabalho e suas inúmeras exigências. Como falta apenas um semestre para a formatura, ele avalia positivamente a parceria entre Sema e UFMT. “Foi uma experiência única poder entrar aqui na secretaria, conhecer o ambiente, observar os profissionais trabalhando e receber orientações sobre um processo”.

Satisfeito com o resultado da aula prática, o professor da disciplina de Manejo Florestal de Floresta Nativa, Ronaldo Drescher, que é titular na UFMT desde 2008, explica que antes a atividade era programada para o final do semestre, mas ele resolveu antecipar para o início para permitir que os estudantes trabalhem melhor suas dúvidas durante o semestre letivo. “Aqui eles tiveram contato com as dificuldades dos analistas da Sema, que apontam os principais gargalos e pendências das análises, que podem ser evitadas ou melhor contornadas para o avanço do setor de manejo florestal”.

Sustentabilidade da floresta

O superintendente de Gestão Florestal, Marcus Keynes Lima, explica que antes um projeto de manejo florestal levava de dois a três anos para ser aprovado devido a vários fatores, entre eles, a qualidade dos projetos protocolados que geravam muitas pendências e reanálises dos técnicos do órgão ambiental. “Com essa aproximação com universidades e profissionais da área conseguimos uma melhora significativa no alinhamento das informações e reduzimos esse prazo para seis meses este ano, o que ainda não é o ideal, mas já representa um avanço”.

Como Mato Grosso possui 60% das suas florestas preservadas, Lima frisa a importância da capacitação dos profissionais que vão atuar no setor do manejo de floresta nativa, tendo em vista o potencial que a floresta em pé oferece à população. Outro dado positivo foi a aprovação do segundo ciclo de um projeto de manejo, após 25 anos explorado. “O que antes era utopia hoje é realidade, quando bem realizado, o manejo florestal contribui com a qualidade da floresta aliada à sua exploração sustentável”.

Fonte: Rose Domingues/ Assessoria da Sema

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação