06

out

2016

Pesquisadores registram ocorrência da rã Lithobates palmipes em ambiente ameaçado pelo desmatamento em Mato Grosso

Por forest
Espécime jovem de L. palmipes encontrado na Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT (Fonte: Domingos de Jesus Rodrigues et al., 2013)

Espécime jovem de L. palmipes encontrado na Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu – MT (Fonte: Domingos de Jesus Rodrigues et al., 2013)

 

O estudo identificou o aumento na extensão territorial da distribuição conhecida dos anfíbios pertencentes à espécie L. palmipes, abrangendo a região de transição entre a Amazônia e o Cerrado. O gênero Lithobates foi descrito em 1843 a partir desta espécie que na época era chamada de Rana palmipes. Esse gênero é composto por 49 espécies distribuídas apenas nas Américas, mas somente duas foram encontradas no Brasil: a Lithobates catesbeianus e a Lithobates palmipes –  espécie nativa do país. A análise foi publicada em artigo científico por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pelo Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (INCT-CENBAM). O biólogo e doutor em Ecologia Domingos Rodrigues, integrante do Comitê Científico e Técnico do projeto Poço de Carbono Florestal Peugeot-ONF, participou da pesquisa.

De comportamento noturno e hábitos terrestres, a L. palmipes possui distribuição ampla em áreas como a bacia amazônica da América do Sul. No Brasil, esses anfíbios podem ser observados nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Os registros do artigo aconteceram nos meses de março de 2010 e fevereiro de 2012 na região meridional da Floresta Amazônica, no município de Cotriguaçu e no município de Santa Carmem, ambos no estado do Mato Grosso (MT). A descoberta ampliou a distribuição da espécie para 97 km ao Noroeste de MT – considerando os municípios de Cotriguaçu e Juara – e para 234 km ao sudeste de MT – considerando os municípios de Santa Carmem e Novo Mundo. O cálculo de distribuição territorial foi realizado com base nas anotações das localidades mais próximas.

Os espécimes relatados foram identificados em território impactado pelo desmatamento. Entretanto, a ampla distribuição territorial dos anfíbios é um fator que minimiza possíveis riscos à espécie, logo, a L. palmipes não está ameaçada de extinção.  Para a realização da pesquisa, foram coletados um espécime no município de Santa Carmem e 15 em Cotriguaçu. Os anfíbios foram depositados na Coleção Herpetológica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referência bibliográfica:

Rodrigues, D. J., Barros, A. B., de Noronha, J. D. C., & José, E. (2013) New record and distribution map of Lithobates palmipes (Spix, 1824)(Anura, Ranidae) in the state of Mato Grosso, Brazil.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação