27

out

2016

A presença de escaravelhos da família Scarabaeinae em ilhas e na margem do rio Juruena (MT) é influenciada pelas alterações no ambiente

Por forest
Os besouros da família Scarabaeinae são conhecidos vulgarmente como “rola-bosta” (Fonte: Wikimedia/ Creative Commons)

Os besouros da família Scarabaeinae são conhecidos vulgarmente como “rola-bosta” (Fonte: Wikimedia/ Creative Commons)

 

O estudo, liderado pelo biólogo e mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade Rafael Vieira Nunes, avaliou a taxonomia dos escaravelhos pertencentes à família Scarabaeinae, popularmente conhecidos como “besouros rola-bosta”. A análise revelou que a composição das comunidades das espécies desta família é afetada principalmente pelas inundações, perturbações no habitat, competições por recursos e dispersões. Os pesquisadores observaram 41 espécies dos besouros coprófagos nas ilhas fluviais no Rio Juruena, no sul da Amazônia brasileira. As coletas ocorreram nos municípios de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, Mato Grosso.

No Juruena, sete ilhas fluviais e as duas beiras do continente foram pontos de coleta da amostra. Os espaços foram classificados em dois habitats: floresta de várzea e florestas nas margens do rio, ambos suscetíveis à inundação. Estas inundações, perturbações, competições e dispersões interferem na comunidade de besouros e também nas amostragens, pois cada ilha apresenta contextos evolutivo e ecológico diferentes.

Os espécimes analisados foram frequentemente encontrados em ambientes como bordas de florestas, clareiras na Amazônia e florestas de várzea – ou planície de inundação. A recorrência dos escaravelhos nas várzeas é uma forte evidência do papel das inundações como um fator relevante para moldar as comunidades. Por outro lado, a presença significativa dos besouros em clareiras e bordas de florestas – em detrimento das ilhas fluviais – se explica pelas perturbações insulares, verificadas também pela ausência de elementos de floresta primária nas ilhas.

Duas espécies da Scarabaeinae não foram encontradas na amostra da fauna insular, a  Deltochilum e a Eurysternus. Contudo, a espécie Eurysternus particularmente está entre as poucas que conseguem sobreviver em habitats perturbados na região neotropical – América Central, América do Sul e seções do México e dos Estados Unidos.

Os espécimes estudados na pesquisa foram depositados no Setor de Entomologia da Coleção Zoológica da Universidade Federal de Mato Grosso (CEMT).

 

Referência Bibliográfica:

Nunes, R. V., de Carvalho, M. S. G., Vaz-de- Mello, F. Z., Dáttilo, W., & Junqueira Izzo, T. (2014, October). Taxonomic composition of Scarabaeinae dung beetles (Coleoptera: Scarabaeidae) inhabiting fluvial islands in the southern Brazilian Amazon. In Annales de la Société entomologique de France (NS) (Vol. 50, No. 3-4, pp. 407-413). Taylor & Francis.

 

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação