15

dez

2016

Nova espécie de escaravelho Hansreia peugeoti foi descoberta na Fazenda São Nicolau e classificada em 2015

Por forest
hansreia-peugeoti

Nova espécie identificada é batizada de Hansreia peugeoti em referência a projeto desenvolvidos na Fazenda São Nicolau (Foto: Fernando Vaz de Mello et. all)

 

A identificação da H. peugeoti decorreu da revisão do gênero Hansreia, proposto em 1977 com apenas uma espécie e, desde então, sem novas inclusões. O H. peugeoti foi encontrado na Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu – MT, e recebeu o nome em homenagem à empresa produtora de carros Peugeot, que financia o projeto Poço de Carbono Peugeot-ONF. Outras duas novas espécies foram identificadas a partir da pesquisa liderada pelo biólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Dr. Fernando Vaz de Mello. A análise expandiu o gênero Hansreia para o total de seis espécies, resultando em uma tabela com as características para a identificação dos besouros.

O Hansreia é um pequeno gênero amazônico de besouros “rola-bosta”, que podem ser encontrados no Brasil, na Venezuela e na Guiana. Algumas características do gênero são: o pronoto – primeiro segmento do tórax – metálico de cor esverdeada, avermelhada ou amarelada; a cavidade no dorso que percorre de uma lateral até a outra do corpo; e a cobertura para as asas de cor marrom opaca.

Para identificar as espécies, observou-se a morfologia do órgão genital masculino de 530 indivíduos, a fim de esclarecer as diferenças taxonômicas entre os espécimes. O material estudado foi coletado na seção de entomologia das coleções zoológicas da Universidade Federal do Mato Grosso e do Museu Paraense Emílio Goeldi; na coleção de Scarabaeinae do Museu de Zoologia da Universidade Federal do Pará; e em museus da Alemanha, do Canadá e da Dinamarca.

A partir da análise, os pesquisadores estabeleceram características para a identificação do H. peugeoti. Os indivíduos machos desta espécie possuem o pronoto liso com um forte brilho metálico esverdeado. O tórax é rodeado por microtúbulos densos, localizados na lateral e na parte posterior do animal. Já o esclerito – placas de quitina que revestem os artrópodes em geral –possui a forma de uma ferradura curvada, com um “braço” curto em sua margem interna.

Além da nova espécie encontrada na São Nicolau, ao total, seis outras integraram o gênero Hansreia. As referidas espécies são a H. coriacea, H. affinis, H. oxygona e as três espécies inéditas, H. peugeoti, H. grossii e H. krinskii.

 

Referência Bibliográfica:

Valois, M., Vaz-De-Mello, F. Z., & Silva, F. A. (2015). A taxonomic review of the Neotropical genus Hansreia Halffter & Martínez, 1977 (Coleoptera: Scarabaeidae, Scarabaeinae). Zootaxa, 4027(2), 205-226.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação