08

fev

2017

A ONF Brasil pretende reflorestar 120 hectares da Fazenda São Nicolau em 10 anos

Por forest
Viveiro com as mudas de 38 espécies nativas (Foto: Acervo da ONF Brasil)

Viveiro com as mudas de 38 espécies nativas (Foto: Acervo da ONF Brasil)

Em 2016, as atividades de reflorestamento entraram na quinta etapa do processo de Restauração nas Áreas de Preservação Permanentes Degradadas (APPDs) da fazenda em Cotriguaçu, MT. Foram produzidas 16 mil mudas para o plantio em 12 hectares, que, em conjunto com as ações realizadas nos últimos cinco anos, serão responsáveis pelo cumprimento da metade da meta, já neste ano.

As plantas selecionadas para a iniciativa compreendem 38 espécies nativas, dentre elas o Cedro rosa, a Paineira, a Castanheira, o Jatobá e o Ingá. Além do reflorestamento, outra técnica a ser utilizada para a recuperação da área é a Regeneração Natural, deixando que os processos naturais conduzam ao desenvolvimento livre da vegetação e aproveitando o potencial de regeneração de algumas áreas.

As ações decorrem do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC 8607/2012) assinado entre a ONF Brasil e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT). O dispositivo legal determina a restauração nas Áreas de Preservação Permanentes (APPs) da Fazenda São Nicolau a partir de 2012.

De uma forma geral, a iniciativa de reflorestamento no território começou nas áreas de Reserva Legal com o projeto Poço de Carbono Florestal Peugeot-ONF em 1998. Atualmente o TAC de 2012 assegura a continuidade do plantio, agora nas Áreas de Restauração. As ações são necessárias, pois, antes da aquisição da São Nicolau pela ONF Brasil, de 1981 até 1998, a fazenda sofreu com o desmatamento, a queimada e a implementação de pastos. Os diferentes projetos e parcerias firmados pela empresa florestal contribuem para a recuperação e conservação ambiental da área.

A equipe da ONF Brasil trabalha pela restauração de áreas degradadas da Fazenda São Nicolau (Foto: Acervo da ONF Brasil)

A equipe da ONF Brasil trabalha pela restauração de áreas degradadas da Fazenda São Nicolau (Foto: Acervo da ONF Brasil)

 

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação