26

ago

2015

Curso de escalada em árvores de grande porte é realizado na Fazenda São Nicolau

Por forest

Finalidade de atividade foi a de facilitar a coleta de material botânico e realização de pesquisas de dossel

Helson França/ Forest Comunicação

escalada

Imagem: Acervo ONF Brasil

Entre os dias 13 e 17 de agosto foi realizado, na Fazenda São Nicolau, em Cotriguaçu (noroeste de Mato Grosso), o curso de escalada em árvores de grande porte para a coleta de material botânico e pesquisas de dossel. A ação faz parte do projeto “Caracterização da flora e modelos de restauração de Areas de Preservação Permanente (APP’s) degradadas no estado de Mato Grosso”.

Preparado para atender a demanda do projeto para a coleta de material botânico de árvores de grande porte com mais de 30m de altura, o curso teve como instrutor o doutorando em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Vinicius do Couto Carvalho. Ele também é membro do Núcleo de Estudos em Unidades de Conservação (NEUC-UFLA), e contou com o apoio de Thomaz Gaya, mestre em Engenharia Florestal pela UFLA.

O curso abordou a importância das pesquisas que precisam alcançar e permanecer no dossel da floresta, os equipamentos utilizados, os tipos de nós e ancoragens, técnicas de ascensão e rapel, transposição de galhos, prática de lançamentos e escalada e os métodos de coletas.

escalada.3

Imagem: Acervo ONF Brasil

O curso foi especifico para a equipe do projeto que realiza, dentre várias ações, o levantamento florístico das matas ciliares do Rio Juruena e de seus afluentes na área da Fazenda São Nicolau.

A ação também possibilitará a melhor condução do guia de identificação das espécies das matas ciliares do Rio Juruena próximas a Fazenda, com o apoio do Projeto da Plataforma Experimental para a gestão dos Territórios Rurais da Amazônia Legal (PETRA).

escalada.2

Imagem: Acervo ONF Brasil

A coordenadora científica do PETRA, Drª Luciana Rebellato, também participou do curso.

O projeto “Caracterização da flora e modelos de restauração de Areas de Preservação Permanente” é apoiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do estado de Mato Grosso (FAPEMAT) e pela ONF Brasil, sob a coordenação do professor Juliano de Paulo dos Santos, docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop.

escalada.4

Imagem: Acervo ONF Brasil

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação