11

mar

2016

Reserva na Fazenda São Nicolau tem Plano de Manejo aprovado

Por forest
Luciana Rebellato; Roberto Silveira; Miranda et al. 2011; Rodrigues et al. 2011

Fotos: Luciana Rebellato; Roberto Silveira; Miranda et al. 2011; Rodrigues et al. 2011

Nesta segunda-feira (07/03), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso aprovou o Plano de Manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Peugeot-ONF Brasil. A reserva com 1.781,30 hectares foi instituída em 2010 como uma unidade de conservação estadual de proteção integral. O documento, disponível aqui, indica os caminhos para a gestão da área, considerando normas e restrições de uso em acordo com o seu zoneamento.

 

Segundo o plano de manejo, as áreas protegidas – de vital importância como estratégia de conservação da biodiversidade – são consideradas ferramentas relevantes para a gestão de ecossistemas quando acompanhadas por políticas adequadas. O Brasil tem se destacado como uma das lideranças mundiais para a conservação da biodiversidade. A decisão de se criar uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), unidade de conservação privada, a partir de um ato espontâneo e exclusivo dos proprietários, demonstrou o compromisso exemplar da Peugeot e ONF Brasil com a conservação da natureza.

 

Na Fazenda São Nicolau em Cotriguaçu (MT), onde a reserva se localiza, diversos levantamentos da biodiversidade foram realizados tendo à frente pesquisadores da UFMT de Cuiabá e Sinop (MT). Dentre os estudos, se destacam os inventários da flora herbácea e arbórea, como também da fauna, que incluíram abelhas, besouros rola-bosta, formigas, répteis escamosos, aves e mamíferos. Determinados grupos da fauna tiveram espécies registradas pela primeira vez para o estado de Mato Grosso (e até para o Brasil). Atualmente os levantamentos da fauna e flora na RPPN da Fazenda São Nicolau continuam com a participação de pesquisadores brasileiros e franceses.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação