06

dez

2016

Estudo realizado na Fazenda São Nicolau constata que, na competição entre abelhas e formigas pelo néctar do jambolão, apenas as primeiras contribuem como polinizadoras

Por forest
jambolao-formigas-e-abelhas

Frutos da planta jambolão (Foto: Judgefloro/ Wikimedia Commons/ Creative Commons: https://goo.gl/KP3Jez).

Plantas com frutos e flores dependem criticamente dos serviços de polinização fornecidos por animais, que muitas vezes competem entre si, atraídos pelos recursos florais. As formigas, por exemplo, podem competir com abelhas pelo néctar, mas, por serem dotadas de uma substância que afeta a capacidade de germinação do pólen, são consideradas trituradoras florais e não polinizadoras. Com o objetivo de estudar a distribuição de recursos florais da planta Syzygium jambolanum, o jambolão, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Thiago Junqueira Izzo liderou em um sistema agroflorestal na Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu – MT em 2010.

Os experimentos com formigas e abelhas segmentavam a planta em dois estratos (superior e inferior) e isolavam o acesso de cada espécie animal a uma parte da planta. Não foi constatada diferença no volume de néctar e na concentração de açúcar entre os estratos, mas observou-se que as espécies impedem o acesso umas das outras às flores do jambolão. Apesar da competição por recursos, apenas as abelhas foram consideradas polinizadoras efetivas, pois possuem o tamanho e o comportamento corretos para a coleta de pólen e néctar.

Com o intuito de verificar se as espécies de abelhas e formigas eram mutuamente excludentes realizou-se experimentos de remoção recíprocas. Para isolar as espécies, os pesquisadores utilizaram graxa não tóxica para a retirada de formigas e cobriram as flores com sacos de papel para a eliminação das abelhas. Quando os pesquisadores impediram o acesso das abelhas, as formigas dominaram 29% mais inflorescências na parte inferior do jambolão. O contrário ocorreu quando as formigas foram impedidas, observando-se um aumento de 30% no acesso das abelhas ao estrato superior.

A estratificação da planta é uma estratégia utilizada pelas formigas e abelhas para evitar a competição direta, protegendo e garantindo a manutenção de suas populações. Os estudiosos sugerem análises futuras para quantificar o desempenho da produção de frutas por diferentes espécies de árvores na presença e ausência de formigas.

Referência Bibliográfica: Dáttilo, W., Martins, R. L., Uhde, V., Noronha, J. C., Florêncio, F. P., & Izzo, T. J. (2012). Floral resource partitioning by ants and bees in a jambolan Syzygium jambolanum (Myrtaceae) agroforestry system in Brazilian Meridional Amazon. Agroforestry Systems, 85(1), 105-111.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação