22

fev

2017

Projeto do Ministério Público de Mato Grosso recebeu mudas da ONF Brasil para mutirão de reflorestamento afirmativo

Por forest

Atividades de restauro em parceria com o MPE

A iniciativa, realizada em dezembro de 2016, foi a primeira ação do projeto “10x Amazônia” e contou com a presença da sociedade civil, executores do projeto e parceiros. O plantio das espécies nativas doadas pela ONF Brasil ocorreu em uma área da União, às margens do Rio Juruena, no Projeto de Assentamento (PA) Juruena em Cotriguaçu, Mato Grosso. Em 2015, este território sofreu tentativa de grilagem, inspirando então o apoio da ONF Brasil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cotriguaçu (SMMA) com o oferecimento de mudas para o reflorestamento. O coordenador de silvicultura da Fazenda São Nicolau, o engenheiro florestal Alan Bernardes, forneceu as orientações técnicas para o plantio.

O “10x Amazônia”, concebido pelo Promotor de Justiça Cláudio Gonzaga, é um projeto do Ministério Público Estadual de Mato Grosso (MPE/MT) para obrigar os agentes causadores de danos ambientais a repararem a ilegalidade cometida, a fim de recuperar a área desflorestada. O objetivo é executar ações imediatas de combate ao desmatamento por meio da responsabilização civil, criminal e administrativa dos responsáveis.

A atuação do MPE/MT inicia pelas Áreas de Preservação Permanente do Rio Juruena ilegalmente invadidas e deve alcançar as demais regiões desmatadas também ilegalmente. No caso do PA Juruena, os agentes causadores dos danos foram identificados e avisados sobre o mutirão pela Policia Militar.

As ações propostas pelo projeto seguirão o Roteiro de Reflorestamento Emergencial do Bioma da Amazônia Meridional, com orientações técnicas comuns aos Planos de Recuperação de Área Degradada. Portanto, as atividades devem valorizar as espécies nativas da região e o desenvolvimento econômico local.

A intenção em longo prazo é expandir programas com este para toda a Floresta Amazônica brasileira. Desta forma, é possível preservar o bioma e ficar mais próximo da meta prometida pelo Brasil na Cúpula do Clima de Paris: zerar o desmatamento ilegal e recuperar 12 milhões de florestas devastadas até 2030.

Veja a seguir as fotos do mutirão de 17 de dezembro de 2016:

Atividades de restauro em parceria com o MPE 2

Foto: Acervo ONF/Brasil

 

Atividades de restauro em parceria com o MPE 3

Foto: Acervo ONF/Brasil

 

Foto: Acervo ONF/Brasil

Foto: Acervo ONF/Brasil

 

Atividades de restauro em parceria com o MPE 1

Foto: Acervo ONF Brasil

 

Atividades de restauro em parceria com o MPE 5

Foto: Acervo ONF Brasil

 

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação