06
nov
2015
A Diretora da ONF Brasil, Cleide Arruda, e a Coordenadora Científica do Projeto PETRA, Luciana Rebellato, estiveram no sul da Bahia e norte do Espírito Santo em outubro. A viagem teve como objetivo conhecer a estrutura e funcionamento do Programa Arboretum de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal.
O Programa Arboretum está localizado na Hileia Baiana, região com uma das maiores diversidades de espécies arbóreas do planeta e um dos territórios extra-amazônicos com maior vocação florestal do país. O Programa atua na coleta de sementes, produção de mudas e plantios, envolvendo comunidades em toda a cadeia da restauração ecológica.
No primeiro dia da visita a equipe da ONF visitou a Base do Programa e apresentou o Projeto Petra (Plataforma experimental para a gestão dos territórios rurais da Amazônia Legal), visando conciliar o crescimento das regiões de fronteira agrícola com a preservação das florestas e atuar por meio de intercâmbios e observações ambientais, sociais e econômicas para a pesquisa e o desenvolvimento sustentável do noroeste do Mato Grosso.
Nos dias 06, 07 e 08 de outubro foram realizadas visitas em três dos cinco Núcleos Comunitários do Programa de Coleta de Sementes e/ou produção de mudas. Foram compartilhados materiais e publicações (fichário com os plantios da Fazenda Nicolau- ONF Brasil; Guia de Coletores de Sementes e Guia de Produtores de Mudas do Arboretum), além de experiências e propostas inerentes a ambos os projetos.
Segundo a analista ambiental do Serviço Florestal Brasileiro e Coordenadora Técnica-Executiva do Arboretum, “os plantios realizados na Fazenda São Nicolau, oferecem significativos subsídios para a silvicultura de espécies florestais nativas, sendo que os interesses e as linhas de ação em comum aos programas permitem a construção de um acordo de cooperação técnica e científica para encaminhamento de ações de experimentação, capacitação e difusão, em conjunto, considerando-se a distinção dos biomas e priorizando-se espécies de ocorrência em comum”.
De acordo com a Diretora da ONF Brasil, Cleide Arruda, “ambos os territórios trabalhados pela ONF-Brasil e Arboretum são referência para o desenvolvimento da silvicultura de espécies nativas e os critérios sociais e agroecológicos integrados na cadeia de restauração envolvidos pelo Arboretum devem ser replicados.”
Confira as fotos:
ONF Brasil
(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br
Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT
Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT