16

nov

2015

Nota informativa da atividade extra do PEA 2015 com a E. E. Sidney Cesar

Por forest

DSC09762

Participaram de mais um PEA da ONF Brasil no dia 6/11, 30 estudantes de três turmas da E. E. Sidney Cesar, do PA Juruena, Zona Rural de Cotriguaçu.

Esta edição extra foi realizada pelo fato da escola não ter participado do programa em setembro por problemas de transporte.
Considerando a participação desta escola a mais importante, pela relação entre a Fazenda e o assentamento, onde muitos colaboradores já estudaram.

É importante ressaltar que a proposta foi inicialmente levantada pela agricultora Veridiana Vieira, que já foi educadora de agroecologia do programa Mais Educação e no PEA da ONF em 2015, fazendo a articulação entre a escola e o programa de integração local da fazenda.

Veridiana também foi responsável pelo fornecimento de parte da alimentação e colaborou como educadora voluntária. Os estudantes ficaram sabendo das principais pesquisas e atividades realizadas na fazenda apresentadas pelo eng. florestal Alan Bernardes, como o monitoramento das onças e a produção de mudas por exemplo.

Tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes estágio de recuperação, da área testemunha, passando por vários experimentos de reflorestamento, até a floresta preservada, onde fizeram uma trilha com atividades sensoriais e de descoberta das funções ecológicas até o rio Juruena.

Desenvolvemos uma prática de aproveitamento do lixo orgânico que se encaixa no cotidiano do campo, onde o resíduo é transformado em adubo direto para as plantas. Também exercitaram habilidades em artes, apresentação em público e brincadeiras cooperativas, sempre ligadas ao tema meio ambiente.

Saulo M Thomas
Programa de Integração Local ONF Brasil.

Confira as fotos:

DSC09795

DSC09787

 

DSC09775

 

DSC09766

 

 

 

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação