02

fev

2016

O Projeto PETRA selecionou consultores para pesquisa sobre a cadeia madeireira e florestal não-madeireira no noroeste do Mato Grosso

Por forest
Foto: Pixabay/Domínio Público

Foto: Pixabay/Domínio Público

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e a Ecotoré Serviços Socioambientais foram escolhidos para fazer, respectivamente, a análise técnico-econômica da cadeia da madeira e da cadeia dos produtos florestais não madeireiros na região noroeste do Mato Grosso (MT). Os estudos devem apresentar dados sobre o volume da colheita, a formação de preço e repartição do valor, o circuito da produção, os impactos sociais e ambientais, dentre outros. As empresas selecionadas para a consultoria também devem verificar quais são os atores envolvidos nas cadeias produtivas, inclusive com a identificação de algumas empresas para estudo de caso aprofundado.

A sistematização de informação qualificada sobre ambas as cadeias produtivas é essencial para o desenvolvimento sustentável na região. Para o mercado madeireiro, pode apresentar modelos mais conscientes de aproveitamento e plantações. Para o setor florestal não-madeireiro, os dados contribuem para o desenho de políticas para apoiar os produtores rurais e o fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade.

A seleção dos consultores considerou a experiência anterior em análises similares, o conhecimento da zona de estudo e a titulação acadêmica. A iniciativa integra o projeto PETRA (Plataforma Experimental para a gestão dos Territórios Rurais da Amazônia Legal), cujo o objetivo é trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável da região noroeste do Mato Grosso.

Acesse abaixo os avisos de resultado dos editais:

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação