26

abr

2016

A ONF Brasil participou do debate organizado pelo governo de Mato Grosso sobre a prevenção de incêndios

Por forest
Imagem: Divulgação do seminário – Corpo de Bombeiros

Imagem: Divulgação do seminário – Corpo de Bombeiros

 

Durante o “II Seminário de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais”, a diretora da ONF Brasil, Cleide Arruda, apresentou as ações desenvolvidas na Fazenda São Nicolau em Cotriguaçu (MT). A palestra abordou os objetivos e resultados dos principais projetos, como também a ocorrência de incêndio em setembro de 2012. O evento, organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, aconteceu do dia 5 a 7 de abril no auditório do Tribunal de Contas do Estado.

A exposição da ONF Brasil, disponível aqui, ocorreu na tarde do primeiro dia. Cleide Arruda destacou as origens dos projetos Poço de Carbono Florestal Peugeot – ONF e Plataforma Experimental para a Gestão dos Territórios Rurais da Amazônia Legal. Os parceiros, o Comitê Científico e Técnico, os programas de educação ambiental e de pesquisa também foram mencionados. A gestora explicou ainda que o incêndio de 2012 na São Nicolau afetou 65 hectares da fazenda. O controle foi realizado por aceiros e contra-fogo.

O objetivo do seminário era debater forma de evitar as queimadas com o apoio dos diferentes setores envolvidos. Mais de 15 entidades participaram do encontro. Dentre as organizações que promoveram palestras, destacamos o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, a Comissão de Meio Ambiente, Recursos Minerais e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, a Delegacia Especializada de Meio Ambiente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Instituto Centro de Vida e o Instituto Socioambiental.

O tenente coronel Paulo Barros, coordenador do evento, enfatizou a importância de se conscientizar setores públicos e privados a favor da prevenção dos incêndios. Acesse aqui a programação do evento e os slides apresentados pelas entidades participantes.

No último dia do seminário, houve a reunião dos Comandantes Gerais dos Bombeiros Militares da Amazônia Legal.

* Com informações do Portal do Governo de Mato Grosso, 24 Horas News e Hipernotícias.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação