28

jun

2016

Registro da espécie Arthrosaura reticulata, encontrada na Fazenda São Nicolau em 2009, figura na Coleção Zoológica de Vertebrados do Instituto de Biociências da UFMT

Por forest
O pequeno lagarto foi avistado na Fazenda São Nicolau em Cotriguaçu (Foto: Ricardo Alexandre Kawashita-Ribeiro)

O pequeno lagarto foi avistado na Fazenda São Nicolau em Cotriguaçu (Foto: Ricardo Alexandre Kawashita-Ribeiro)

 

Os primeiros registros no Mato Grosso do lagarto Arthrosaura reticulata ocorreram nos municípios de Colniza e Cotriguaçu em 2008 e 2009. O encontro com o réptil da referida espécie ocorreu em junho de 2008 no Parque Estadual Igarapés do Juruena em Colniza. Na Fazenda São Nicolau, em Cotriguaçu, foi localizado o segundo espécime em dezembro de 2009. As informações são de artigo publicado por Tamí Mott e outros pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso em 2011.

A espécie Arthrosaura reticulata já foi encontrada no Equador, Peru, Colômbia, Guiana e Suriname. No Brasil, os registros do lagarto ocorreram nos estados do Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas e Rondônia. O réptil possui um corpo cilíndrico e a cauda redonda em secção transversal. O espécime de Cotriguaçu foi encontrado, a partir de uma busca ativa, perto do Rio Juruena.

Os comprovantes dos registros em ambas as localidades foram depositados na Coleção Zoológica de Vertebrados do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Gradativamente o número de notas de novos registros de espécies no Mato Grosso aumenta devido ao trabalho de pesquisadores que se concentram no estudo de áreas pouco exploradas anteriormente pela ciência, como é o caso da região de Cotriguaçu.

 

Referência bibliográfica:

Mott, T., de Arruda, L. A. G., Silva, A. F., Silva, J. P., Kawashita-Ribeiro, R. A., & de Carvalho, M. A. (2011). Reptilia, Squamata, Gymnophthalmidae, Arthrosaura reticulata (O’Shaughnessy, 1881): Distribution extension and new state record. CheckList, 7(1). Disponível em: <http://www.checklist.org.br/getpdf?NGD053-10>. Acesso em: 23 jun 2016.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação