28

jun

2016

Sema participa do lançamento de 8º Fórum Mundial da Água

Por forest
(Foto: Gcom-MT)

(Foto: Gcom-MT)

 

No século 20, a população mundial cresceu 4 vezes, enquanto o consumo de água cresceu 7 vezes. Atualmente, há mais de 1 bilhão de pessoas sem suficiente acesso à água para consumo doméstico e, estima-se, que em 30 anos haverá 5,5 bilhões de pessoas vivendo em áreas com moderada ou séria falta d’água no planeta. Atentos para a questão, representantes da Superintendência de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participam nos dias 27 e 28 de junho do lançamento do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília, em março de 2018.

Para superintendente de Recursos Hídricos, Luiz Henrique Noquelli, esse será o maior evento global sobre a água, e deve receber pelo menos 30 mil pessoas de mais de 100 países, com o intuito de discutir temas relacionados e promover maior conscientização coletiva para o uso racional da água. “Essa vai ser uma oportunidade ímpar de estabelecermos compromissos políticos nos estados brasileiros, entre eles Mato Grosso, para ações em diversos setores da sociedade, pois todos nós dependemos da água, para consumo, e também para o setor de produção.”

Os dois dias de programação serão realizados no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e marcam o início das discussões sobre a programação do evento. Algo que Leonice Lotufo, gerente de Fomento e Apoio a Comitê de Bacia Hidrográfica da Sema, avalia como muito produtivo, pois reunirá diversos setores da sociedade com o mesmo objetivo. “Vamos poder debater e sugerir novos temas e plataformas para o fórum já fixados pelo Conselho Mundial da Água, isso significa que este é um tema em construção pela sociedade que caminha em busca de soluções mais sustentáveis de vida no planeta.”

Sobre o evento

O Fórum Mundial da Água ocorrerá entre 18 a 23 de março de 2018, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Com o tema ‘Compartilhando Água’, o evento será realizado pela primeira vez no hemisfério sul. Será um espaço aberto a todos os setores da sociedade: empresas públicas e privadas, universidades, centros de pesquisa, representantes dos governos locais, estaduais e nacionais, legisladores, organismos nacionais e internacionais, membros de Comitês de Bacia Hidrográfica, ONGs e demais organizações da sociedade civil.

A estrutura do Fórum será dividida em quatro processos principais, que são: temático (base técnica em diversas áreas), político (autoridades governamentais e parlamentares), regional (diferentes continentes do mundo), e grupo focal de sustentabilidade (assuntos transversais). Simultaneamente, haverá uma feira demonstrativa de projetos e divulgação de boas práticas, e a Exposição, abertas a empresas e instituições ligadas ao desenvolvimento tecnológico, interessadas em divulgar ideias, contribuições e inovações nos temas relacionados à água. Quem quiser participar, pode entrar em contato com os organizadores para se cadastrar.

Serviço

Para outras informações a respeito do evento você pode acessar www.worldwaterforum8.org Os telefones de contato são: (61) 3961-5079 e endereços eletrônicos esecretariat@adasa.df.gov.br/ aci@adasa.df.gov.br.

Fonte: Rose Domingues | Sema-MT

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação