15
jul
2016
O objetivo da atividade ocorrida nesta semana foi compreender o processo de restauração florestal na fazenda. O projeto visitante, formado por três componentes e assessorado pela engenheira florestal Silvana Inês Fülhr no componente dois, pretende apoiar a gestão ambiental no município. A iniciativa é executada pela Secretaria de Meio Ambiente de Cotriguaçu e financiada pelo Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Estamos buscando conhecimento para executar o componente dois do projeto, que visa ajudar os produtores a recuperar suas áreas de Preservação Permanente Degradadas”. A explicação é do Secretário de Meio Ambiente do município, Amilton Castanha, que integrou a equipe em visita à São Nicolau.
A equipe do “Semeando Novos Rumos em Cotriguaçu” observou em campo como é realizada a restauração florestal. Na fazenda, houve inicialmente a experimentação de diferentes modelos de restauro com várias espécies nativas e arranjos.
A partir da parceria com o professor Juliano Santos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tem-se realizado a restauração florestal de 120 hectares de Áreas de Preservação Permanente. A participação do professor, especialista no tema e doutorando da UFLA, foi relevante para a elaboração científica-técnica e para a execução desta atividade.
Atualmente o restauro é coordenado pelos engenheiros florestais da ONF Brasil Alan Bernardes e Cleide Arruda. A experiência na São Nicolau gerou conhecimento sobre a produção de mudas e espécies mais indicadas para o plantio, além das estratégias de restauração replicáveis na região. Os projetos Poço de Carbono Florestal Peugeot-ONF e Plataforma Experimental para gestão dos Territórios Rurais da Amazônia Legal (PETRA) são apoiadores na divulgação destas informações produzidas pela equipe ONF Brasil e parceiros.
A visita do “Semeando Novos Rumos em Cotriguaçu” contou com a participação de José Henrique Pego de Oliveira e Andrigo Moro (ambos vinculados à Prefeitura Municipal de Cotriguaçu), do acadêmico Roniel Lobo da Silva (do curso de Engenharia Florestal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR), do professor Juliano Santos e de Luciana Rebellato (Coordenadora Científica do PETRA).
ONF Brasil
(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br
Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT
Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT