18

jul

2016

Sema realiza curso de manejo florestal sustentável

Por forest
Foto: Pixabay/ Domínio Público

Foto: Pixabay/ Domínio Público

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza, entre os dias 1º e 05 de agosto, o 5º curso de ‘Manejo Florestal Sustentável: Normas e Procedimentos’. As inscrições foram abertas nesta semana, mas devido ao grande número de procura, já foram encerradas nesta sexta-feira (15.07). Os 162 inscritos serão divididos em duas turmas de 82 pessoas cada. A primeira terá aula das 8h às 12h e a segunda das 14h às 18h, ambas no auditório Pantanal, na sede da Sema.

De acordo com o analista do meio ambiente da Sema, Marcos Antônio Ferreira, a proposta do curso é balizar as informações entre o corpo técnico da Sema, profissionais e estudantes a respeito dos conceitos, normas e atualidades importantes para elaboração de planos de manejo florestal sustentável.

“Para a Secretaria analisar os processos com celeridade de forma excelente é necessário que as partes interessadas, ou seja, os engenheiros ambientais, submetam projetos de manejo florestal sustentável com informações completas. E isso só vai acontecer se estivermos alinhados com eles e o curso vem para nivelar o conhecimento entre técnicos da Sema, profissionais e estudantes com o objetivo de garantir bons resultados”, explica.

A lista dos inscritos será publicada no portal da Sema, até a próxima sexta-feira (22.07). Ao fim da capacitação, os participantes ganharão um certificado com carga horária de 20h.

Programação

No dia 1º de agosto, as duas turmas terão aulas sobre as normas estaduais para o manejo de florestas nativas, a gestão dos recursos florestais e o geoinformação aplicado ao manejo florestal. No segundo dia, haverá uma apresentação do diagnóstico florestal, do inventário florestal – exigências legais, finalidade e análises, além da discussão referente às equações de volume segundo a Unidade de Produção Anual (UPA).

A capacitação continua no dia 3 de agosto, com a apresentação dos planos de manejo florestal e operacional anual. O evento segue discutindo sobre as parcelas permanentes, relatórios de manejo e sistemas de controle. No dia 04 de agosto, os participantes aprenderão sobre vistorias em manejo florestal, fiscalização da atividade e atuação complementar em Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS). Já no dia 05, último dia do curso, serão discutidos temas referentes à cadeia produtiva, avanços na ciência florestal, redes neurais artificiais aplicadas ao manejo de floresta nativa e normatização técnica.

Fonte: Fernanda Nazário/Sema-MT

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação