24

ago

2016

Membros do Comitê definem diretor-executivo da Estratégia PCI

Por forest
O engenheiro agrônomo Fernando Sampaio foi eleito com cinco votos.

O engenheiro agrônomo Fernando Sampaio foi eleito com cinco votos.

 

O engenheiro agrônomo Fernando de Mesquita Sampaio foi eleito para o cargo de diretor-executivo do Comitê Estadual da Estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir) na tarde desta segunda-feira (22.08). Ele assume a tarefa de liderar o grupo a partir de agora.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Evangelista, que conduziu a reunião. “Essa foi uma reunião extremamente importante, que reafirmou a postura democrática do Governo do Estado no encaminhamento das soluções para o Comitê e como gestor da Estratégia PCI. As ações aqui definidas e aprovadas foram construídas coletivamente e demonstram um relevante avanço para o programa”, salientou o secretário.

Fernando Sampaio foi eleito com cinco votos – dois obtidos por representantes de blocos de entidades que constituem o Comitê e um com importância de voto triplo recebido pelo setor público. Ao todo, o Comitê gestor do programa avaliou a seleção de cinco candidatos para a função. A coordenação geral da estratégia continua sob a direção do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE).

“O processo de seleção conduzido pelo Comitê levou em conta todas as prioridades que temos para bem conduzir este programa e alcançar resultados e metas satisfatórios para Mato Grosso. Estamos em um momento em que a qualidade e a responsabilidade na condução das metas estabelecidas pela PCI contam muito para que Mato Grosso chegue ao status ainda melhor em políticas de desenvolvimento sustentável”, destaca Ricardo Tomczyk, secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Baby, avaliou positivamente a reunião e também acredita que o Comitê deu mais um importante passo para a consolidação da estratégia PCI. “Com a escolha do diretor-executivo as políticas públicas e as estratégias da PCI ganham mais força para se enraizarem e a estrutura solidificada do Comitê garante sinergia para capitar recursos propiciando sincronismo das ações transversais das outras secretarias e parceiros”.

Além da eleição para o cargo de diretor-executivo, os membros apreciaram nesta tarde o regimento interno do Comitê, aprovado por unanimidade entre os participantes, e a admissão de novas entidades ao programa de desenvolvimento sustentável de Mato Grosso. A Estratégia PCI é uma ação coletiva, construída de forma participativa entre o Governo do Estado, representantes da sociedade civil, terceiro setor e empresas privadas.

O próximo encontro do Comitê está previsto para acontecer no dia 31 de outubro, numa reunião preparatória que antecederá a COP22, que esse ano será realizada de 7 a 18 de novembro em Marrakesh, no Marrocos. Também participou da reunião o secretário de Estado de Planejamento (Seplan), Gustavo de Oliveira, e o secretário adjunto de Agricultura da Sedec e líder do grupo de trabalho do eixo Produzir, Alexandre Possebon.

Perfil

Fernando Mesquita é natural de Araraquara (SP), graduado em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) com especialização em aprofundamento de carne e leite pela École Supérieure d’Agriculture d’Angers, na França.

Sampaio já trabalhou na França e na Holanda, como agente responsável pelas vendas de carne a indústrias, supermercados e atacadistas na Europa Meridional. De 2008 a 2009, comandou o processo de abertura no Brasil do escritório da empresa Zandbergen e de uma trading de carnes e produtos agroindustriais (Corex).

De 2009 a 2010 foi coordenador de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (Abiec), responsável por dialogar com a sociedade civil em grupos de discussão sobre a pecuária sustentável. Desde 2011 ocupava a função de diretor-executivo.

Estratégia PCI

O Comitê Estadual da Estratégia PCI foi instituído pelo governador Pedro Taques, em março deste ano, para acompanhar o cumprimento das metas apresentadas na COP21. Durante o encontro, que reuniu 195 países, em Paris, Mato Grosso se comprometeu em reduzir o desmatamento ilegal a zero até o ano de 2020 e também em realizar ações para conter o aquecimento global.

A proposta do Comitê é estabelecer um sistema de governança para planejar o detalhamento e a execução das metas da Estratégia PCI, que busca a expansão e o aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal de Mato Grosso, aliada à conservação da vegetação nativa e recomposição dos passivos ambientais, com a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e de populações tradicionais.

O GAE é responsável pela coordenação geral da estratégia do grupo, enquanto os eixos temáticos Produzir, Conservar e Incluir estão sob a coordenação da Sedec, Sema e Seaf, respectivamente. Ao todo, integram a comissão sete secretarias estaduais e 14 instituições como membros convidados, entre eles, empresas privadas, sociedade civil organizada, Ministério Público Estadual e Federal.

Fonte: Nayara Takahara, Fernanda Nazário e Raquel Teixeira/ Assessoria GAE, Sema e Sedec

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação