25

ago

2016

Primeiro registro da rã Cruziohyla craspedopus no Mato Grosso ocorreu em Cotriguaçu, segunda localidade conhecida para essa espécie amazônica no Brasil

Por forest
Espécime de Cruziohyla craspedopus observado na Fazenda São Nicolau (Foto: Ricardo A. Kawashita-Ribeiro)

Espécime de Cruziohyla craspedopus observado na Fazenda São Nicolau (Foto: Ricardo A. Kawashita-Ribeiro)

 

A Cruziohyla craspedopus habita as várzeas da Floresta Amazônica nos países da Colômbia, Equador, Peru e Brasil. A presença da espécie em Cotriguaçu (MT) é um indício de que a distribuição da C. craspedopus está mais dispersa pela bacia amazônica do que inicialmente se acreditava. O outro registro no país é do município de Castanho, Amazonas. A anotação científica em Cotriguaçu foi resultado do apoio da ONF Brasil a pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (INCT-CENBAM) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). A descrição detalhada dos indivíduos coletados está disponível no artigo publicado no “Check List: Journal of species lists and distribution”.

Em dezembro de 2009, os pesquisadores encontraram um par de C. craspedopus em posição de amplexo – similar à cópula – dentro de um balde de 60 litros na Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu. As características físicas apresentadas pelos indivíduos estavam de acordo com a literatura: cabeça verde escuro e manchas brancas acinzentadas espalhadas pelo dorso. Também foram encontradas 3 postas de ovos da rã em região de floresta primária.

O registro estende a distribuição da espécie em 2,100 km a noroeste de Pastaza, no Equador (localidade típica) e 740 km sul de Castanho, Amazonas. A C. craspedopus é categorizada como espécie pouco preocupante pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Apesar de não estar ameaçada, o monitoramento das rãs é relevante para verificar o efeito da ação humanas na distribuição e os impactos no habitat da espécie.

Os espécimes foram depositados na coleção herpetológica da UFMT. A fêmea se encontra no campus de Sinop e o macho, no campus de Cuiabá.

 

Referência bibliográfica:

Rodrigues, D. J., de Morais Lima, M., & Kawashita-Ribeiro, R. A. (2011). Amphibia, Anura, Hylidae, Cruziohyla craspedopus (Funkhouser, 1957): Distribution extension, new state record and distribution map in Brazil. Check List, 7(2).

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação