04

out

2016

Perereca Hyalinobatrachium crurifasciatum foi registrada pela primeira vez no Brasil em 2006

Por forest
Espécime encontrado na Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT (Fonte: Domingos de Jesus Rodrigues et al).

Espécime encontrado na Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu – MT (Fonte: Domingos de Jesus Rodrigues et al).

 

Os anfíbios pertencentes à família Centrolenidae possuem corpos translúcidos e são conhecidos como pererecas de vidro. O gênero Hyalinobatrachium contém 27 espécies, mas somente duas eram, até então, encontradas no país. A anotação de uma terceira espécie, a Hyalinobatrachium crurifasciatum, em 2006, foi realizada por grupos de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (INCT-CENBAM). O estudo, divulgado em artigo científico, foi liderado pelo biólogo e doutor em Ecologia Domingos Rodrigues, integrante do Comitê Científico e Técnico do projeto Poço de Carbono Florestal Peugeot-ONF.

A H. crurifasciatum é dotada de cabeça e dorso verde com pequenas manchas amarelas, de coração praticamente visível devido à pele transparente e de olhos com íris dourada. Os indivíduos possuem comportamento arborícola e têm por padrão ficar na parte de baixo das folhas. O espécime da Fazenda São Nicolau foi encontrado em 2009 e os estudiosos observaram os machos coaxando por volta das 19h em cima de palmeiras e arbustos, localizados acima de pequenos riachos. Também houve a identificação de indivíduos da H. crurifasciatum no município de Juína alguns anos antes, em 2006.

Os registros ampliam a distribuição geográfica do anfíbio para aproximadamente 1.530 km de sua localidade original e sugere que novas espécies possam ser localizadas na Amazônia brasileira. Embora os espécimes encontrados não sejam considerados ameaçados de extinção, as observações foram realizadas em regiões fortemente impactadas pela transformação de florestas nativas em pasto. Alguns exemplares analisados foram depositados na coleção herpetológica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referência bibliográfica:

Rodrigues, D. D. J., Lima, M. D. M., Morais, D. H., & Kawashita-Ribeiro, R. A. (2010). Amphibia, Anura, Centrolenidae, Hyalinobatrachium crurifasciatum Myers and Donnelly, 1997: First record from Brazil and geographic distribution map. Check List, 392-394.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação