07
out
2016
A avaliação do estado de conservação da fauna é coordenada pelo ICMBio, sendo que a dos répteis e anfíbios é coordenada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN/ICMBio) e conta com a importante participação da comunidade científica. A metodologia de avaliação adotada pelo ICMBio é da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN).
O processo de avaliação do estado de conservação da biodiversidade no Brasil é um processo dinâmico, o 1.º Ciclo ocorreu de 2009 a 2014, onde 12.265 espécies foram avaliadas, resultando em 1.173 táxons oficialmente ameaçados de extinção, para mais informações acesso os link: goo.gl/3Aspzm e goo.gl/QstlFf.
O RAN iniciou o 2.º. Ciclo de Avaliação do Estado de Conservação da Herpetofauna este ano com os Crocodilianos e o próximo grupo será o dos Quelônios Continentais, onde serão avaliadas as 31 espécies que ocorrem no Brasil. Veja a lista das espécies.
Estamos abrindo chamada para a Consulta Ampla, etapa em que a comunidade científica pode participar do processo contribuindo com informações sobre o táxon e seu habitat.
Os pesquisadores poderão contribuir com o processo preenchendo, para cada espécie, a Ficha de Consulta Ampla com informações importantes para sua avaliação, assim como, indicar os pontos de registros de ocorrência utilizando a planilha de pontos de ocorrência. As fichas e planilha deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico: avaliacao.quelonios@gmail.com até o dia 17 de outubro de 2016.
Publicações (artigos, dissertações, teses etc) também poderão ser encaminhadas para esse endereço.
Fonte: ICMBio.
ONF Brasil
(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br
Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT
Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT