11

out

2016

Pesquisa na Fazenda São Nicolau compara Sistema Agroflorestal de teca com mata nativa e verifica maior diversidade de médios e grandes vertebrados ameaçados de extinção no ambiente de floresta

Por forest
Exemplo de Sistema Agroflorestal no Paraná (Fonte: Renata Sembay/ Flickr/ Domínio Público: goo.gl/oXzC8D)

Exemplo de Sistema Agroflorestal no Paraná (Fonte: Renata Sembay/ Flickr/ Domínio Público: goo.gl/oXzC8D)

 

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são utilizados para recuperar áreas degradadas, amenizando limitações do terreno e reduzindo os riscos de impactos ambientais. Contudo, algumas espécies ameaçadas de extinção têm dificuldades de se adaptar a estes sistemas. Uma pesquisa orientada pelo PhD em Ecologia e Conservação Gustavo Rodrigues Canale avaliou comunidades de médios e grandes animais terrestres na Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu (MT). O objetivo da observação, apresentada em 2015 no III Simpósio sobre a Amazônia Ocidental, era compreender a importância desses animais para a manutenção de processos ecológicos. A origem deste estudo data de grupo de pesquisa cujas atividades se desenvolveram entre 2013 e 2014. Além do Gustavo Rodrigues Canale, Angele Tatiane Martins Oliveira participou da análise. A mestre em Ciências Ambientais foi autora de dissertação sobre o tema, defendida na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em 2015.

A pesquisa selecionou doze trilhas da São Nicolau para a coleta de dados: seis em mata nativa e seis em SAFs de teca. A fazenda é localizada no Arco do Desmatamento da Amazônia, em território de pressão da expansão agropecuária e da ocupação humana. Os estudiosos registraram a presença de 26 espécies de mamíferos de médio e grande porte nos locais analisados. Do total, 8 espécies observadas estavam ameaçadas de extinção. Dentre estas, 5 foram mais abundantes em ambientes nativos.

A maior parte dos animais, observados também na floresta, foram encontrados nos SAFs. Este é um indício de que este sistema pode contribuir para a manutenção das espécies, de modo a permitir que as populações colaborem com serviços ecológicos benéficos para o ambiente. Vertebrados de médio e grande porte, por exemplo, são relevantes para o controle populacional de presas, controle biológico de possíveis pragas e renovação da vegetação.

Entretanto, uma vez que as estruturas dos SAFs decorrem de alterações na paisagem natural, algumas espécies ameaçadas de extinção não se adaptam ao novo ambiente. Ou seja, os sistemas se tornam impermeáveis ou causam aversão a estes animais. Os pesquisadores alertam para a necessidade de monitorar as mencionadas espécies nos SAFs para o planejamento de estratégias de conservação ambiental.

Referência Bibliográfica:

OLIVEIRA, A. T. M.; CANALE, G. R. . Comunidade de Vertebrados Terrestres de Médio e Grande Porte, em Sistema Agroflorestal de Teca na Amazônia Meridional Brasileira. In: III Simpósio CENBAM e PPBio Amazônia Ocidental, 2015, Manaus. Comunidade de Vertebrados Terrestres de Médio e Grande Porte, em Sistema Agroflorestal de Teca na Amazônia Meridional Brasileira, 2015.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação