11

nov

2016

Espécime de besouro coletado na Fazenda São Nicolau contribui para a revisão do gênero Deltorhinum

Por forest
Lobidion punctatissimum encontrado na Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT (Foto: Museu de Zoologia da USP)

Lobidion punctatissimum encontrado na Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu – MT (Foto: Museu de Zoologia da USP)

 

Classificado em 1869 a partir da análise de apenas um indivíduo encontrado na Amazônia, o Deltorhinum é considerado enigmático pelo pesquisador François Génier. Diante da escassez de informações, Génier desenvolveu análise para reavaliar a taxonomia deste gênero. A reflexão foi publicada em 2010 no periódico internacional Zootaxa pelo pesquisador, responsável pela coleção de insetos do Museu Canadense da Natureza.

Os esforços de Génier resultaram na localização de outros 29 indivíduos pertencentes ao Deltorhinum. As amostras para a análise foram obtidas a partir de buscas em coleções entomológicas de diferentes regiões do mundo, como aquelas do Museu de História Natural de Londres, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Museu Canadense da Natureza, do acervo pessoal de Gonzalo Halffter (México), do Museu de História Natural de Genève (Suíca), do Museu Nacional de História Natural da França e do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). Curiosamente, alguns dos espécimes identificados por Génier como de Deltorhinum haviam sido classificados anteriormente como pertencentes a sete espécies inéditas e a um novo gênero, o Lobidion.

Entre os indivíduos da amostra, estava o besouro Lobidion punctatissimum, cujo holótipo ou espécime-tipo foi originalmente coletado na Fazenda São Nicolau (Cotriguaçu – MT). Os L. punctatissimum são pequenos com tamanho de 7,5 mm e corpo alongado e oval. A sua cor varia de marrom escuro a preto.

O Lobidion e o Deltorhinum, estreitamente relacionados, pertencem ao “grupo” Ateuchini. Um terceiro gênero desta tribo que guarda semelhanças com ambos é o Ateuchus com 65 espécies. O pesquisador identificou algumas características deste gênero em busca de aspectos convergentes.

O estudo se justifica pela carência de informações sobre o Deltorhinum. Novas análises taxonômicas podem colaborar para ampliar a compreensão sobre este gênero e sobre as relações dentro do “grupo” Ateuchini.

 

Referência Bibliográfica:

Genier, F. (2010). A review of the Neotropical dung beetle genera Deltorhinum Harold, 1869, and Lobidion gen. nov.(Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae). Zootaxa, 2693, 35-48.

 

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação