20

dez

2016

Espécimes encontradas na Fazenda São Nicolau contribuem para a definição de uma nova subespécie de besouro, o Deltochilum amazonicum

Por forest
Alguns dos indivíduos utilizados para a revisão da subespécie Deltochilum amazonicum foram encontrados na Fazenda São Nicolau (Foto: Thiago Foresti/ Forest Comunicação/ https://goo.gl/rl2qc7)

Alguns dos indivíduos utilizados para a revisão da subespécie Deltochilum amazonicum foram encontrados na Fazenda São Nicolau (Foto: Thiago Foresti/ Forest Comunicação/ https://goo.gl/rl2qc7)

 

O objetivo do estudo foi revisar o subgênero Hybomidium, pertencente ao gênero Deltochilum da família dos escaravelhos. A pesquisa analisou mais de 900 besouros e constatou a existência de quatro novas espécies, além de conceder o status de subespécie para o Deltochilum amazonicum. Os resultados foram publicados em 2014 no artigo científico assinado pelo curador da coleção entomológica do Instituto Alexander von Humboldt da Colômbia, Arturo González-Alvarado, e pelo professor Fernando Vaz de Mello da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

O Deltochilum abriga mais sete subgêneros, além do Hybomidium, totalizando cerca de 90 espécies reconhecidas. A distribuição territorial do Deltochilum abrange desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. A maioria dos indivíduos habita ambientes de florestas tropicais.

A revisão de Hybomidium identificou 13 espécies e uma subespécie. A partir da análise da morfologia dos besouros machos e da distribuição dos indivíduos, constatou-se que o D. amazonicum é uma subespécie de Deltochilum orbignyi. A descrição anatômica de ambos é semelhante. Porém, o corpo do D. amazonicum é preto, enquanto o D. orbignyi tem coloração acobreada. A localização dos besouros também é diferente. O D. orbignyi se encontra na Bolívia e no norte da Argentina. Os espécimes de D. amazonicum estão presentes na bacia Amazônica, a exemplo da Fazenda São Nicolau em Cotriguaçu (MT).

As quatro novas espécies observadas são: Deltochilum bezdeki, Deltochilum carrilloi, Deltochilum molanoi e Deltochilum louzadai. Na publicação, os autores apresentam várias características e informações de distribuição dos besouros pesquisados, a fim de auxiliar futuras investigações.

 

Referência Bibliográfica:

González-Alvarado, A., Vaz-de- Mello, F. Z. (2014, October). Taxonomic review of the subgenus Hybomidium Shipp 1897 (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae: Deltochilum). In Annales de la Société entomologique de France (NS) (Vol. 50, No. 3-4, pp. 431-476). Taylor & Francis.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação