17
abr
2018
Desde a criação da roça agroflorestal na Fazenda São Nicolau em setembro de 2016, o hábito alimentar de alguns colaboradores tem se transformado. Milho, batata doce, mandioca, verduras e outros legumes cultivados no local diversificam os pratos e envolvem a equipe da ONF Brasil em uma relação mais saudável e sustentável com as refeições. Até a Dona Dirce, mãe do engenheiro florestal Alan Bernardes, na ocasião de uma visita à fazenda se inspirou com a produção e compartilhou com o grupo a sua receita de pamonha.
Sob os cuidados do Mauricio Alves Fonseca, colaborador da Fazenda, e com a contribuição ocasional em mudas e sementes dele, dos outros colaboradores e de alguns produtores do assentamento vizinho, a roça se desenvolve e evolui. A iniciativa utiliza práticas sustentáveis estudadas na Fazenda, como a adubação orgânica e a proteção fitossanitária sem o uso de agrotóxicos. Cultivados em associação de espécies e com a recuperação de cobertura vegetal, os frutos e os legumes colhidos se tornam os ingredientes para lanches levados a campo e receitas preparadas pela cozinheira do refeitório, Alaíde Xavier, com a ajuda da Rosimeire Fernandes de Queiroz. Alaíde também tem um canteiro próprio em casa para a cultura de temperos, como coentro e cebolinha.
A produção da Fazenda foi convidativa para Dirce Bernardes quando visitava o filho Alan na fazenda em plena época de colheita do milho. Aproveitando a safra, Dona Dirce promoveu um pequeno intercambio com o pessoal da Fazenda para ensinar o preparo de pratos com o milho produzido na roça. A família de Dirce, de raízes rurais, tem tradição de uso de milho e mandioca como base de receitas caseiras, muito apreciadas no campo. Pamonha e curau foram algumas das iguarias que a cozinheira elaborou com o milho da fazenda. Ela pôde contar com a ajuda de vários colaboradores, animados com a perspectiva da degustação das guloseimas, para o preparo. Cerca de 30 pessoas se deliciaram com os pratos.
O sucesso da roça estimula a preferência por alimentos orgânicos, variados, de origem local e oferece novas possibilidades. O engenheiro florestal do Programa de Integração Local da ONF Brasil, Saulo Thomas, acredita que a experiência pode contribuir para as atividades de educação ambiental da ONF Brasil e espera receber agricultores para dias de campo no local. Para Alan Bernardes, o objetivo agora é aumentar a produção e possibilitar a transformação da Fazenda São Nicolau em um espaço autossustentável.
ONF Brasil
(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br
Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT
Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT