10

set

2018

Oficina de Mapeamento Participativo dos Castanhais demarca 40 novas árvores

Por forest
P_20180808_104402

Participantes aprenderam a usar GPS e viram um drone em ação (Foto: ICV)

 

Desde a atividade piloto de demarcação das castanheiras na Fazenda São Nicolau em outubro do ano passado, a regularização do extrativismo da castanha-do-Brasil avança na região Noroeste de Mato Grosso. A coleta da castanha é um modelo produtivo sustentável que contribui para a manutenção das florestas e para a autonomia das famílias da região. A iniciativa já conta com um projeto de minuta para o Plano de Manejo Florestal Sustentável Não-Madeireiro e diversas atividades de formação foram realizadas com a Associação dos Coletores e Coletoras de Castanha-do-Brasil do PA Juruena (ACCPAJ). Uma dessas atividades, realizada recentemente entre 7 e 9 de agosto na Fazenda São Nicolau, foi a 1ª Oficina de Mapeamento Participativo dos Castanhais. O evento, promovido a partir da parceria entre a ONF Brasil e o Instituto Centro de Vida (ICV), deu continuidade ao mapeamento das castanheiras com a introdução de ferramentas como o drone, o GPS e as imagens de satélite.

 

DCIM100MEDIADJI_0171.JPG

Imagens aéreas registradas durante a oficina (Foto: ICV)

 

Durante os três dias de oficina, os coletores assistiram a uma palestra sobre a regulamentação do plano de manejo e aprenderam a utilizar instrumentos geotecnológicos. A formação permitiu que os coletores realizassem o mapeamento de áreas não exploradas, a demarcação de 40 novas castanheiras, a identificação de árvores georreferenciadas, o registro de trilhas percorridas e a delineação de caminhos melhores para coleta. A equipe do ICV percorreu as áreas mapeadas em 2017 com um drone e gerou imagens que facilitaram a localização das castanheiras demarcadas e das trilhas estabelecidas nas atividades. Os dados gerados também devem enriquecer o piloto do Plano de Manejo Florestal Sustentável Não Madeireiro, em elaboração.

 

Mapa_Cotri_ACCPAJ_BocadaOnça

Mapas das áreas de coleta de castanhas na Fazenda São Nicolau (Imagem: ICV)

Mapas das áreas de coleta de castanhas na Fazenda São Nicolau (Imagem: ICV)

 

A ACCPAJ usufrui da área da Fazenda São Nicolau desde 2012 para a coleta de castanhas e conta com o apoio da ONF Brasil para os aspectos técnicos e legais da regularização da atividade produtiva. Neste ano, os extrativistas aproveitaram o conforto e as facilidades do novo auditório da fazenda. Os participantes da oficina ficaram hospedados na São Nicolau, que está inaugurando novos quartos para os seus visitantes, junto com o auditório e um novo refeitório. Parceiro da ONF Brasil desde 2009 com o Projeto Cotriguaçu Sempre Verde, o ICV estimula o fortalecimento da cadeia de valor da castanha-do-Brasil por meio do Projeto Redes Socioprodutivas. A instituição tem colaborado com a ONF Brasil na construção de uma agenda de capacitações para a regularização da coleta de castanha, uma demanda dos próprios coletores.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação