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out

2019

Mestrandos e doutores da UFMT participam de curso de ecologia de campo na Fazenda São Nicolau e se deparam com a diversidade de animais observados

Por forest
Os professores Lucas e Frederico apoiam os estudantes no trabalho de campo (Foto: Acervo ONF Brasil)

Os professores Lucas e Frederico apoiam os estudantes no trabalho de campo (Foto: Acervo ONF Brasil)

De 8 a 28 de agosto, foi realizado o Curso de Ecologia de Campo com o objetivo de melhorar a formação profissional e proporcionar a imersão de futuros ecólogos e cientistas da biodiversidade em um ambiente prático, a Fazenda São Nicolau. Os 16 alunos do programa de pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de dois estudantes de graduação, têm a oportunidade de aplicar, no trabalho de campo, as técnicas e teorias que haviam aprendido em sala de aula.

A formação já virou uma tradição na Fazenda, produzindo publicações relevantes (veja aqui e aqui). Estruturado como uma disciplina obrigatório do programa de pós-graduação, ele ocorre anualmente. Segundo o coordenador da atividade, o Dr. Thiago J. Izzo, “a estrutura do curso é algo já bem testado e comprovadamente eficaz em anos anteriores”.

Neste ano, o curso teve a participação dos doutores Thadeu Sobral, Domingos Rodrigues, Jerry Penha e Alberto Teixido. Além disso, houve a presença de professores de outros universidade, aumentando a variedade de visões, perspectivas, técnicas e áreas de estudos. Os convidados dessa edição foram os doutores Ricardo Eduardo Vicente (Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT), Frederico Neves (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), Pablo Antiqueira (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP) e Lucas Kaminski (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS).

A programação do curso é bem diferente das disciplinas lecionadas em sala de aula. Desde o início, os estudantes são orientados pelos professores para pesquisarem utilizando o método científico. Eles cumprem cuidadosamente todas as etapas: fundamentação da hipótese, desenvolvimento dos testes, a obtenção e a análise de dados, a discussão dos resultados e a conclusão. Esse processo se repete a cada dois dias, sempre com redação e apresentação das informações.

Após sete dias do final do curso, os participantes aplicam as suas hipóteses, métodos e testes, desenvolvendo uma apresentação mais robustas dos resultados para os colegas. É um momento de compartilhamento de informações, quando recebem o apoio da turma e dos professores. Esses atuam como consultores e contribuem para que os alunos possam pensar, analisar e escrever sobre os objetos selecionados. Atualmente a turma do curso está nessa esta e a expectativa é que, em breve, novos artigos científicos sejam divulgados.

O exercício da mentalidade crítica e da precisão científica é combinado com técnicas de divulgação. Para o Thiago, essa abordagem não é de modo algum excessiva, mas expressa as aptidões necessárias da área. “Um cientista necessariamente deve saber obter, interpretar e, sobretudo, debater argumentos científicos. Ainda mais se tratando de cientistas em Ecologia e Biodiversidade, uma área tão necessária e que está no foco dos debates internacionais da atualidade”, argumenta.

A turma de mestrando e doutorando na mata da São Nicolau (Foto: acervo ONF Brasil)

A turma de mestrando e doutorando na mata da São Nicolau (Foto: acervo ONF Brasil)

A influência do curso na trajetória dos estudantes não é pequena. Diversos projetos de mestrado e doutorado nascem a partir dessas experiências de imersão. A parceria da ONF Brasil com a UFMT é essencial para garantir o contínuo encantamento das turmas com a biodiversidade da Fazenda São Nicolau. “O curso foi apenas viável dado o imenso apoio e carinho oferecidos pela ONF Brasil, já parceira de longa data da UFMT e sempre nos apoiando”, explica Thiago.

Na Fazenda, os pós-graduandos se surpreenderam coma variedade de fauna e flora. Viram o trabalho de restauração de paisagem com a aplicação do conhecimento científico e distintas técnicas em talhões de plantio de espécies vegetais. Também avistaram uma onça, veados, porcos, quatis e até a majestosa Harpia.

Em meio à imensa riqueza natural, os alunos levantam questões de pesquisa, mostrando, por exemplo, o interesse por saber se a biodiversidade está retornando às áreas recuperadas, que anteriormente eram pasto. Outros temas abordados nas apresentações foram: ecologia de peixes e invertebrados aquáticos, mutualismos, espécies facilitadoras do processo de restauração, distribuição da biodiversidade, processos ambientais e engenharia ambiental e de ecossistemas.

Os artigos dos alunos podem gerar publicações científicas. Além da produção, a turma soma novas experiência para seu futuro profissional e um olhar mais sensível para a biodiversidade.

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