24

jul

2017

A ONF Brasil participou do mutirão do Projeto Reflorestamento Afirmativo em área de reserva ambiental do rio Juruena

Por forest
Equipe de voluntários comprometidos com a recuperação ambiental em Cotriguaçu, MT (Foto: do Projeto Reflorestamento Afirmativo).

Equipe de voluntários comprometidos com a recuperação ambiental em Cotriguaçu, MT (Foto: do Projeto Reflorestamento Afirmativo).

No dia 15/07, aproximadamente 20 voluntários colaboraram para isolar a área desmatada e sinalizar o espaço. Também foram instaladas câmeras para monitorar o movimento no território – evitando a repetição de crimes ambientais. O Projeto de Reflorestamento Afirmativo é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Cotriguaçu (MT) em parceria com organizações da sociedade civil, como a ONF Brasil. Desde o início das atividades, 2.425,44 hectares de área de Floresta Amazônica estão em processo de restauração após o desmatamento ilegal e a intervenção do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

A ONF Brasil ofereceu as mudas de espécies nativas para o plantio e contribuiu com a manutenção da área. A equipe envolvida incluiu o colaborador da ONF Brasil, Gilberto Araújo, o pesquisador Everton Miranda e as estagiárias Iris Parrot e Emily Martello. O mutirão foi essencial para a motivação do grupo e para acompanhar o desenvolvimento das mudas. O espaço perto do rio Juruena já havia sido alvo de cuidados pelo projeto em dezembro de 2016.

No evento de julho, o consultor do Instituto Innovare, Nivaldo Romko, foi convidado para conhecer as atividades do Projeto Reflorestamento Afirmativo. O instituto identifica e premia boas práticas realizadas pelo Poder Judiciário, Ministério Público ou Defensoria Pública.

A iniciativa do Reflorestamento Afirmativo surgiu para garantir a recuperação de áreas sujeitas a crimes ambientais, evitando a morosidade das ações civis públicas e garantindo o compromisso dos desmatadores em oferecer serviços ambientais reparadores. A proposta é atingir a reparação integral do dano ambiental e, no caso dos proprietários das terras serem os responsáveis pelo estrago, obter um saldo para o reflorestamento de outras áreas.

 

Veja mais fotografias:

IMG-20170715-WA0029

IMG-20170715-WA0032

IMG-20170715-WA0038

IMG-20170721-WA0003

Comentários

Envie-nos uma mensagem

ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787

contato@onfbrasil.com.br

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT