01

mar

2016

Pesquisadores enfrentam os desafios do combate ao efeito estufa

Por forest

Reunião anual de iniciativas de reflorestamento e manejo florestal ocorre em março

 

Viveiro de espécies nativas na Fazenda São Nicolau, em Cotriguaçu-MT (Foto: Thiago Foresti)

Viveiro de espécies nativas na Fazenda São Nicolau, em Cotriguaçu-MT (Foto: Thiago Foresti)

 

Projetos que recuperam anualmente a média de 20 toneladas de gás carbônico por hectare – diminuindo a presença dos gases poluentes na atmosfera – reúnem especialistas em reflorestamento para debater inovações e práticas que contribuam para atenuar as mudanças climáticas. Entre os dias 14 e 16 de março na UFMT e Embrapa em Sinop (MT) acontece o 16º encontro do projeto Poço de Carbono Florestal Peugeot-ONF e o 4º encontro do projeto PETRA. As ações são geridas pela ONF Brasil e pelo Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP) com recursos da ONF (Escritório Nacional das Florestas, na França), da Peugeot e do Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial – FFEM.

Localizada na Amazônia Brasileira, em Cotriguaçu (MT), a Fazenda São Nicolau abriga ambas as iniciativas, além de mais de 60 estudos nacionais e internacionais. Desde 1998, os 10.000 hectares servem como laboratório para experimentações que visam sequestrar o carbono da atmosfera por meio do reflorestamento, do manejo florestal e da produção de conhecimento sobre a biodiversidade. As toneladas de gás carbônico absorvidas anualmente pelas árvores em cada hectare da região equivalem a aproximadamente 9 viagens de avião de Cuiabá (MT) para Tóquio, no Japão. Até o momento, 1.752 hectares da fazenda foram recuperados com o replantio de 50 espécies nativas.

A coordenadora da ONF Brasil, Cleide Arruda, destaca os avanços e a importância das ações desenvolvidas na Fazenda São Nicolau. “O Projeto também acolheu pesquisas sobre a biodiversidade, técnicas silviculturais, educação ambiental e a floresta nativa remanescente, além da realização de cursos de capacitação, graduação e pós-graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado, descoberta de novas espécies e edição de livros de conteúdo científico”, exemplifica a coordenadora.

Sempre visando a gestão sustentável da fazenda no noroeste do Mato Grosso, a reunião anual do Comitê Científico e Técnico (CCT) permite o intercâmbio entre os pesquisadores e a avaliação das atividades e dos programas desenvolvidos. Segundo a coordenadora cientifica do Projeto PETRA, Luciana Rebellato, o evento possibilita a busca por novos parceiros e a promoção da pesquisa na região. Para Rebellato, o objetivo da reunião é garantir “o auxílio nas decisões, definições e orientações das diretrizes das pesquisas e atividades que são propostas no âmbito destes projetos”.

 

Estudantes professores e agricultores da região de Cotriguaçu participaram do programa de Educação Ambiental da ONF Brasil (Foto: Thiago Foresti)

Estudantes, professores e agricultores da região de Cotriguaçu participaram do programa de Educação Ambiental da ONF Brasil (Foto: Thiago Foresti)

 

A Plataforma Experimental para gestão dos Territórios Rurais da Amazônia Legal (PETRA) visa melhorias para as comunidades e para os sistemas locais de produção e também a implantação de um sistema de gestão da informação e monitoramento do desenvolvimento territorial sustentável. Por sua vez, o Projeto Poço de Carbono Florestal Peugeot – ONF avalia o potencial de reflorestamento para mitigar o aquecimento global. Os programas de Carbono, de Reflorestamento, de Biodiversidade, de Floresta nativa e de Integração local compõem a iniciativa.

O resultado é observado nos constantes intercâmbios com pesquisadores de universidades, organizações não governamentais e instituições públicas. Desde a criação da Fazenda São Nicolau, já foram publicados quatro livros, 37 artigos científicos e 14 trabalhos de mestrado e doutorado.

Comentários

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem ENVIAR

ONF Brasil

(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br

Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT

Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT

Treepixel Agência Digital Forest Comunicação