11
jul
2019
De 3 a 10 de junho, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT) realizou a XV Semana do Meio Ambiente com o tema: Meio Ambiente – Gestão Compartilhada. Durante o evento, os setores privado e público foram convidados a apresentar casos de sucesso na área. A ONF Brasil teve a oportunidade de exibir o banner “Ações do Setor Privado para a Gestão Ambiental Compartilhada: 20 Anos de Atividades Sustentáveis na Fazenda São Nicolau”.
O encerramento do evento foi marcado pela sanção da lei da Política Estadual de Educação Ambiental, publicada no Diário Oficial em 10 de junho. A legislação estabelece que a educação ambiental é um direito de todos. O seu objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, além de garantir a manutenção e a restauração dos sistemas naturais e da biodiversidade.
A política identifica como atribuição da Sema/MT a educação ambiental não-escolarizada, enquanto a escolarizada será de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação. As normas aprovadas asseguram a destinação de recursos para realização das atividades de programas de educação ambiental. Essas ações se tornam obrigatórias para as “empresas de natureza pública e privada que exerçam, por lei, atividades consideradas poluidoras ou potencialmente poluidoras ou que tenham condutas lesivas ao meio ambiente”.
A ONF Brasil pode se tornar uma fonte de conhecimentos para os interessados em desenvolver essas atividades, pois a organização acumula 17 anos de experiência com o Programa de Educação Ambiental. Durante esse período, a Fazenda São Nicolau recebeu anualmente estudantes e agricultores da região, proporcionando a vivência com a natureza e a sensibilização da população às questões ambientais.
“Durante o ano todo a Fazenda se prepara para esta recepção, criando e mantendo atividades sustentáveis que possam servir de exemplo e serem replicadas, como a compostagem dos resíduos orgânicos, o tratamento e a reutilização da água da cozinha, uma roça agroflorestal para a produção de alimentos saudáveis, além da produção e plantio de mudas”, explica o engenheiro florestal Saulo Thomas, do Programa de Integração Local da ONF Brasil.
A intenção do banner apresentado pela ONF Brasil foi de mostrar as atividades desenvolvidas na fazenda que acarretam impactos positivos para o meio ambiente, sociedade e economia. Além do Programa de Educação Ambiental, também foram apresentados o projeto Poço de Carbono Florestal Peugeot-ONF, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Peugeot-ONF Brasil, os Sistemas Agroflorestais (SAFs) e as práticas de ecoturismo.
Além disso, durante a mesa redonda sobre a educação ambiental compartilhada, os participantes lembraram do evento “Um diálogo Inicial”, voltado para educadores e desenvolvido pela Superintendência de Educação Ambiental da Sema/MT na Fazenda São Nicolau em novembro de 2018. O espaço reuniu servidores públicos, indígenas, agricultores, extrativistas, estudantes e colaboradores da ONF Brasil.
Outros destaques da XV Semana do Meio Ambiente foram as apresentações do Projeto Água para o Futuro (realizado pelo Ministério Público para a recuperação das nascentes urbanas de Cuiabá), da iniciativa Verde Novo (que promove a arborização urbana e palestras na capital) e das atividades de desenvolvimento de ecoturismo em Unidades de Conservação pelo Sesc Pantanal.
A Semana do Meio Ambiente compreende a data de 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência de Estocolmo na Suécia em 1972. No Brasil, um decreto de 1981 instituiu a Semana do Meio Ambiente para mobilizar governos e a sociedade, além de discutir ações em prol do meio ambiente.
ONF Brasil
(65) 3644 7787 contato@onfbrasil.com.br
Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. St. Rosa Tower, Sl. 1702, Ribeirão da Ponte, Cuiabá-MT
Fazenda São Nicolau, Cotriguaçu - MT